Terceira idade? 5 dicas para exercitar sua mente

Ao envelhecer, tanto corpo como mente sofrem com mudanças drásticas. Nessa hora, todo cuidado com a saúde é necessário. Porém, mesmo falando assim, parece muito que nos referimos apenas ao corpo e as doenças que podem afetá-lo. Cuidar da mente, na terceira idade, soa como algo inalcançável, não é?

Não. É algo totalmente alcançável — e muito recomendado.

A verdade é que na terceira idade, tanto aspectos biológicos como sociais contribuem para manutenção (ou degradação) da mente. No pior caso, as consequências podem se estender de esquecimentos corriqueiros até princípio de demência ou Alzheimer. E isso, temos certeza, ninguém quer encarar.

Manter a mente longe de problemas como esse, no entanto, não é complicado. Apesar de parecer uma tarefa exigente, na verdade, muitas das atividades já “comuns” à idosos os ajudam na boa manutenção da mente: jogar cartas, damas ou xadrez; conversar com amigos; fazer caminhadas.

Mas existem outras formas de executar esse trabalho. Algumas envolvem diversão, outras dedicação e atenção, mas no fim, todas elas, além de exercitar sua mente, trazem conhecimento, interação social e uma boa dose de saúde. Que tal conhecer 5 delas?

5 dicas de como a terceira idade pode manter sua mente 100%!

#1 Jogos de palavras

Para manter a boa comunicação, jogos de palavras são excelentes pedidas! Tanto os clássicos palavras cruzadas como caça-palavras cumprem funções importantíssimas no cérebro do idoso.

O primeiro trabalha as capacidades lógicas da pessoa, fomentando sua habilidade de interpretação e assimilação de escritos, assim como exercitam sua memória. O segundo se destaca por exigir que a pessoa de terceira idade encontre sentido em um cenário confuso, exercitando seu poder de atenção em detalhes pequenos.

#2 Curso de Inglês

Já abordado anteriormente aqui em nosso blog, o ensino do inglês para a terceira idade cumpre muitas funções intelectuais, cognitivas e sociais. Além de fomentar o estudo, ou seja, o exercício de capacidades de memorização e fala, também faz sua parte em contribuir na curiosidade do idoso: que tal conhecer um novo país?

Com isso, um curso de inglês especial, como o da Microlins, pode servir de incentivo a um efeito dominó cultural muito interessante para a tão importante etapa da vida que é a terceira idade. Além do novo idioma, se incentiva a curiosidade por meio das tarefas e pesquisas e, quem sabe, um novo objetivo de vida: transpor as fronteiras do Brasil e conhecer o mundo!

#3 Jogos de imagens

De forma semelhantes aos primeiros, os jogos de imagens são excelentes para manter a mente afiada. Sete erros ou quebra-cabeças têm o poder de estimular capacidades analíticas e perceptivas. No caso exclusivo dos dois mencionados (e similares), o exercício possui outra camada de dificuldade: encontrar lógica em detalhes pequenos.

Explicando assim, parece mais difícil do que é, não é? Mas garantimos, são incríveis para condicionar a mente a um nível detalhista e focada, o que reforça a memória e a capacidade de concentra-se.

#4 Atividades de expressão

Falou em um exercício perfeito para corpo e mente? Falou em expressão corporal! Atividades como teatro ou dança são ideias para condicionar as capacidades físicas e mentais dos participantes.

Junto com a necessidade de memorizar falas (ou improvisá-las) e passos da coreografia, mora o benefício social dessas atividades. Além da forte autonomia que geram, trabalham em seu âmago a interação e o convívio com outras pessoas.

#5 Curso de Informática

Aprender a interagir com tecnologia pode ser uma bela solução para exercitar a mente de pessoas na terceira idade. Mais uma vez, o estudo pode servir de fonte de conhecimento e também de curiosidade.

Aprender informática em cursos especializados, como o curso oferecido pela Microlins, vai facilitar inúmeros processos para os idosos, desde os corriqueiros aos mais importantes, como a relação com as plataformas digitais do seu banco. Assim, estimula-se sua capacidade lógica e de memorização.

Entendeu como exercitar a mente na terceira idade é fundamental para manter uma vida saudável — e cheia de conhecimento? Aqui na Microlins, além de sabermos disso, oferecemos cursos exclusivos e especiais para quem busca novos conhecimentos e desafios para a mente. Dá uma olhadinha no nosso portfólio!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados