• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Tendências para o mercado de trabalho em 2023: conheça!

    Saiba quais são as áreas mais quentes para você investir em qualificação e entrar no mercado de trabalho em 2023

    Para quem pretende levar a máxima “ano novo, vida nova” a sério neste novo ciclo, o mercado de trabalho em 2023 promete oportunidades em diferentes áreas – e você pode se encaixar perfeitamente em uma delas. 

    Ademais, em tempos de pandemia e muitas mudanças pela frente, saber quais são as tendências profissionais pode ser um grande auxílio em uma recolocação ou até mesmo na carreira profissional como um todo.

    As notícias do mercado para este novo ano que começa são, inclusive, potencialmente animadoras, com quedas nas taxas de desemprego, principalmente entre profissionais bem qualificados, e uma maior abertura de vagas de emprego. 

    Isso porque, segundo o Guia Salarial 2023, cerca de 47% das empresas que atuam em solo brasileiro pretendem abrir novas posições, trazendo um grande leque de possibilidades para quem estiver preparado para conquistá-las. 

    Algumas das áreas mais promissoras são a de tecnologia, vendas e marketing, recursos humanos, finanças e contabilidade, seguros, entre outras. Ou seja, oportunidades variadas para você se recolocar no mercado ou para seguir trilhando sua carreira.

    Para isso, é claro, é preciso ser um profissional bem qualificado, e nada mostra isso de melhor forma no seu currículo do que uma boa formação, seja ela tradicional, profissionalizante ou técnica. 

    Portanto, para se dar bem no ano de 2023, investir na sua educação será imprescindível. De forma que com as devidas qualificações, será possível conquistar aquela sonhada vaga de trabalho. 

    Saiba mais sobre as áreas mais promissoras em 2023

    Tecnologia

    Começando pelo que parece óbvio em um mundo cada vez mais moderno como é o nosso, as profissões na área de tecnologia são as que ganham mais destaque nesta lista. 

    Certamente, a área tech é o segmento que mais embala a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Aqui no Brasil, por exemplo, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais prevê a criação de 797 mil novas vagas até 2025.

    É importante também destacar que, além das empresas de tecnologia, negócios do varejo, educação, saúde e startups estão entre as companhias que mais empregam profissionais da área.

    Finanças e Contabilidade

    Também segundo o Guia Salarial da consultoria Robert Half, as profissões na área de finanças e contabilidade prometem estar em alta neste 2023. 

    Afinal, a saúde financeira das empresas sempre será essencial, e um profissional capacitado e confiável para a tarefa sempre será necessário. 

    Infraestrutura, serviços, agronegócio e tecnologia são os setores que lideram as contratações de profissionais de finanças e contabilidade.

    Vendas e Marketing

    A área de vendas e marketing digital tem vindo em uma crescente constante nos últimos anos, muito por conta também da modernização do mercado e das condições que enfrentamos por conta da pandemia. E a tendência para 2023 é que essa aceleração continue.

    De acordo com um levantamento publicado no site E-commerce Brasil, o país lidera o ranking de crescimento das vendas online globais, com 22,2%, no ano de 2022. 

    Além disso, a estimativa é de que essa evolução seja em média de mais de 20% até 2025, fazendo com que vagas na área de marketing e vendas online sejam uma tendência para 2023.

    Recursos Humanos

    Startups e empresas dos ramos de serviços e tecnologia estão entre as que mais oferecerão vagas para profissionais da área de recursos humanos em 2023.

    Além disso, a área está em alta e dá origem a algumas fomentadas profissões do futuro, como:

    • People Analytics: processo de coleta de análise de dados voltado para gestão de pessoas em empresas; 
    • Change Management: profissionais especializados em preparação para “mudanças corporativas”; 
    • Diversidade e Inclusão; 
    • Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) com foco em coach de liderança.

    Seguros

    A área da saúde deve seguir em alta em 2023, já que por conta do advento da pandemia do novo coronavírus, hoje existe uma maior preocupação com o setor, e um maior investimento também. 

    Operadoras de saúde, seguradoras de grandes riscos, corretoras de seguros e startups voltadas para o setor (insurtechs) são as empresas que absorvem o maior número de profissionais da área.

    Agora que você já sabe quais são as áreas mais promissoras para o ano, que tal investir na sua educação e aproveitar as oportunidades?

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados