Segredo do sucesso: pontos que realmente importam no currículo

O currículo é a primeira impressão de qualquer recrutador de empresa com você. Antes mesmo de checar suas redes sociais ou conhecê-lo em pessoa, é através do currículo que sua relação com esse profissional é estabelecida. Por isso é tão importante saber como organizá-lo.

Várias pessoas em busca de um emprego enfrentam um problema em comum: “o quê colocar no currículo? O quê preciso destacar?”.

O ambiente corporativo é repleto de exigências que se encaixam na cultura organizacional da empresa ou são comuns ao cargo e setor. Conhecê-las à fundo é essencial para começar a entender como construir seu currículo.

No entanto, alguns pontos são essenciais em todos os tipos de currículo: daqueles que almejam vagas mais operacionais àqueles que pretendem alcançar postos estratégicos.

Abaixo, preparamos uma lista com alguns desses pontos. Confira!

5 elementos que vão fazer a diferença no seu currículo!

Um currículo atraente é uma união de vários fatores e a harmonia entre eles é essencial. Por isso, mantenha-o organizado, sem carregar nos textos e evite imagens. Para complementá-lo, fique atento a esses pontos:

1# Boa comunicação e escrita

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes em todo mercado de trabalho, seja no momento da entrevista ou mesmo no seu currículo.

Procure passar sua mensagem de forma simples, caprichando na escolha de palavras (evitando as complexas) e mantendo um tom formal e sério.

Ao destacar suas habilidades, experiências e objetivos, foque nos aspectos principais, sem divagar muito e tornar seu currículo confuso.

2# Familiaridade com tecnologia

A tecnologia é um meio vital para maior parte dos negócios.

Portanto, não esqueça de destacar suas habilidades, fluências e certificados que envolvam softwares (dos mais simples, como pacote Office, aos mais específicos).

Assim, você pode causar uma boa primeira impressão e se mostrar um candidato que não se apega à zona de conforto, buscando evoluir conforme a tecnologia evolui.

3# Capacidade de liderança

A liderança pode ser um aspecto muito pessoal, demonstrável através de ações. No entanto, é possível destacar sua liderança em seu currículo.

Encontre uma forma de contar seus objetivos e experiências adicionando seus traços e momentos de liderança: qual projeto assumiu? Quais responsabilidades tinha no cargo antigo? Se tiveram resultados bons, quais foram?

O segredo é mostrar que você é um profissional multitarefa, capacitado e com um mindset de líder, capaz de ser um tomador de decisões na sua organização — independente da vaga.

4# Networking e indicações

Construir uma rede de networking é a salvação em vários momentos da sua carreira profissional.

Seja na faculdade, curso profissionalizante ou trabalho, invista no seu networking e forme uma rede de contatos valiosos e que podem agregar ao seu currículo de duas formas:

– Indireta, indicando-o quando surgir uma oportunidade ou lhe abrindo o caminho para que você tome a rédea da situação e conquiste sua vaga;
– E direta. Como assim? Em algumas áreas, a adição de referências profissionais e indicações no currículo é muito bem vista, especialmente para cargos estratégicos!

Conhece um profissional de destaque, que goste do seu trabalho? Talvez ele(a) seja a pessoa certa para acrescentar como referência profissional em seu currículo!

5# Certificados de cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes são responsáveis por mostrar seu comprometimento com o conhecimento.

Com eles em seu currículo, avaliadores e recrutadores podem ver que você foi além da parte teórica, mas mergulhou na prática para dominar um assunto ou ferramenta. São eles que encaminham você ao cargo de especialista — com salário e prestígio maior!

Portanto, adicione os cursos profissionalizantes que você já fez e faça seu currículo se destacar!

Se ainda não possui certificados de cursos, por que não encontra o que mais se encaixa na sua necessidade procurando no portfólio da Microlins? Aqui, desenvolvemos os cursos com um objetivo: aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos, em qualquer área do mercado.

Além disso, o preço se encaixa em qualquer bolso e o método de ensino é dinâmico. Ou seja, você estuda quando quiser, sem precisar prejudicar demais atividades para isso!

Gostou das dicas? Compartilhe aqui nos comentários os pontos que você acha importante para um currículo matador!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados