Resolvendo a recolocação profissional com 5 atitudes

Ser demitido ou sair de um emprego é sempre uma experiência que exige muito da pessoa, tanto emocional quanto fisicamente. Esse é um momento desafiador, mas que também abre uma porta incrível para o futuro: a recolocação profissional.

Pode não ser algo que a pessoa busca no momento, mas é um obstáculo que, se encarado do ângulo correto, pode ser visto como uma oportunidade. E não apenas para mudar de ambiente de trabalho, mas também de vida.

A recolocação profissional pode ser muito boa para todos que levarem esse momento a sério e, como em qualquer evolução profissional, se planejarem.

Por isso, nós da Microlins estudamos e elaboramos um guia rápido para você. São instruções básicas, mas que se seguidas, podem dar novos contornos ao seu período de desemprego e tornar você um candidato que as empresas querem!

Então, que tal conhecer mais?

5 atitudes que vão ajudar você com a recolocação profissional no mercado de trabalho

1# Dê um tempo para recarregar as baterias

Como mencionamos acima, ser demitido ou mesmo escolher sair de um emprego configura um pico de estresse. Junto com a surpresa da decisão da empresa (ou os motivos que levaram você a sair), vem toda uma carga sobre os ombros.

O que indicamos, portanto, é que você tire umas férias para si mesmo. Um tempo necessário para que recarregue as baterias, esqueça do estresse de antes e ponha as coisas em novas perspectivas, com um olhar renovado em cima delas.

2# Organize seu financeiro

Mas é claro que as férias que recomendamos devem estar dentro do seu orçamento.

Aliás, esse momento de folga é ideal para que você organize seu financeiro. Estabeleça um limite de gasto e dê muita importância para sua reserva de dinheiro, afinal você não sabe quando arrumará um novo emprego.

Lembre-se de ser racional, pois esse é um passo muito importante para sua vida.

3# Estabeleça novos objetivos

Alguém falou em “momento ideal para…”? Sim, junto com a organização do seu financeiro, é importante que você coloque outros pensamentos no papel e comece a pensar no seu futuro profissional.

Quer seguir na mesma carreira? Quer tentar algo a mais? Quer mudar totalmente de profissão? Bom, são questões importantes e que, com esse seu tempo livre, terão tempo suficiente para serem analisadas e decididas.

Opte pelo que achar melhor para você, pois o importante é agir.

4# Aprimore seu currículo — e seus conhecimentos

Para aproveitar sua recolocação profissional, nada melhor que se qualificar. Com isso, você não apenas tem a chance de voltar a trabalhar, mas pode conseguir vagas melhores, com remuneração bem acima da sua anterior.

Uma dica que nós damos é procurar cursos profissionalizantes que aprimorem seus conhecimentos profissionais. Para se manter atualizado, que tal conhecer um pouco mais do cursos Profissional Completo, oferecido aqui na Microlins Guarulhos?

E claro, se você busca algo mais compatível com o que você faz, como talvez um curso de Programador de Computador Avançado ou Designer Gráfico, sejam o que você procura para seu futuro.

O sempre indispensável inglês pode ser muito importante para qualificá-lo em uma entrevista, além de ser o detalhe que separa você daquela nova vaga que tanto quer. Para esses momentos, um curso de Inglês com certificação TOIC é a melhor solução.

5# Procure novas abordagens de mercado

E já que falamos de aprimoramento, que tal procurar o mesmo do mercado em que você atua? Pense bem: uma mudança de ares talvez faça bem a você.

Hoje em dia, muitos setores do mercado funcionam de formas diferentes que as tradicionais 8 horas em um escritório no centro da cidade.

Há empresas que apenas trabalham com funcionários home-office, ou seja, trabalhando de suas próprias casas. Outras, se reúnem em espaços de coworking, onde há um agrupamento de ideias que pode ser muito interessante para sua evolução profissional.

A recolocação profissional não precisa se tratar apenas de você se colocando novamente no mercado, mas também de explorar novos caminhos, enriquecer seus conhecimentos e buscar o sucesso das mais variadas formas.

Por isso, se você decidir buscar uma recolocação profissional, lembre-se de se qualificar com cursos profissionalizantes e ir em busca dos seus objetivos!

E se você tem alguma outra dica para compartilhar com os colegas que passarão pela situação de recolocação profissional, deixe nos comentários!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados