Profissões do futuro: como preparar seus filhos

Em pesquisas como a divulgada pelo DaVinci Institute, espera-se que cerca de 2 bilhões de postos de emprego de hoje não existam em 2030. Se o número não assustou, considere que faltam pouco mais de dez anos até lá. Para seus filhos, a inovação vai ser um movimento constante, e tanto mercado como indústria requisitará muito deles. Então, a dúvida que fica para você, pai ou mãe, é: como preparar meu filho para as profissões do futuro?

Se olharmos para o início desse século, vemos perspectivas muito diferentes, não é? Quem diria que o e-commerce seria tão forte e o celular se tornasse um acessório tão essencial em nosso dia?

Mudanças assim ainda acontecem e vão continuar acontecendo. A grande dádiva da inteligência é ir atrás de seu limite — e parece que a humanidade ainda está longe de alcançá-la.

Em níveis trabalhistas, essas alterações podem ser sutis ou abissais, mas acontecerão. Tanto em níveis sociais como industriais, humanos perderão lugar aqui para ganhar ali. É então que funções novas, criadas do zero, exigirão conhecimentos excepcionais para serem desempenhadas.

Em 2030, quão diferente você acha que o mercado de trabalho para seu filho estará diferente? Apostamos que muito, certo? Então, está mais do que na hora de pensar em quais condições seu filho irá encará-lo — e como você, pai ou mão, pode contribuir para seu sucesso nessa etapa.

Como preparar seus filhos para as profissões do futuro que (talvez) ele irá encarar

#Realidade aumentada e virtual

Equipamentos de VR (virtual reality, em inglês) estão se popularizando. Aos poucos, vêm dominando as atenções em exposições tecnológicas, inovando o mercado de games e ganhando adeptos do uso.

No futuro, espera-se que o VR seja ainda mais presente no mercado. Por conta de suas capacidades, pode revolucionar o mercado de entretenimento, cinema, games e mesmo as interações, tanto humanas como industriais, como em projetos de engenharia.

Entender de VR, portanto, será um grande aliado para o futuro do seu filho. Por isso, ter uma base sólida dos conhecimento de informática pode fazê-lo sair na frente da concorrência futura.

Cursos como o Informática Essencial, da Microlins, podem cumprir muito bem essa função. Outros ainda podem servir de complemento, como o Programador de Computador Essencial ou o Animador em 3D Studio Max.

#Profissões de gerenciamento de dados

Cada vez mais, criamos dados. Uma torrente de dados que engrossa cada segundo mais, a cada post publicado ou foto compartilhada. Essa é a herança da nossa geração (e das próximas).

Para as profissões do futuro, um lugar cativo está no gerenciamento desses dados. Desde gatekeepers (expressão jornalística que condiz com quem é responsável por separar o que é notícia do que não é, aplicável para a indústria de dados) à pessoas responsáveis pela segurança de dados de empresas, pessoas e governos.

Para isso, um bom preparador é o curso de Programador de Computador Intermediário, que aborda mais profundamente os desafios e soluções da programação de programas e pode servir como uma boa abertura para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de informática — essenciais para quem vai trabalhar com dados.

#Desenvolvedores de tecnologia

Se a cada ano as grandes empresas de tecnologia lançam novos smartphones — e novos gadgets, imagine em 2030? A demanda por equipamentos que supram nossas (novas) necessidades será gigantesca.

Desenvolver estes gadgets inovadores será, além de uma bela corrida tecnológica, um grande desafio para o mercado. Se você pensa nas profissões do futuro, com certeza esta será uma muito boa para seu filho ou filha.

Uma boa base para entrar neste mundo é o curso de Autocad Mecânico ou Programador de Computador Avançado, ambos da Microlins. Para o primeiro, os ensinamentos podem ser valiosos caso queira fazer parte da equipe de design dos produtos. Já o segundo é especial para quem quer se tornar um desenvolvedor top de linha no futuro.

#Especialistas em e-commerce

Com o estabelecimento do e-commerce com uma das maiores plataformas de comércio, no futuro, essa relação só tende a evoluir. Estar à frente desse movimento e entender as minúcias por trás de todo processo de vendas, programação e gerenciamento de pessoal pode fazer a diferença na hora da entrevista de emprego.

Com certeza uma das profissões do futuro, o especialista em e-commerce deverá dominar os aspectos tecnológicos e humanos por trás da plataforma e encontrar maneiras de melhorá-la.

Cursos como Operador de Informática podem servir como um grande pontapé inicial dos conhecimentos mais técnicos. No âmbito empresarial, Gestão de Pessoas e Inglês fluente serão requisitos mínimos para as primeiras vagas que surgirem.

Entendeu como melhor preparar seu filho ou filha para o que os esperam nas profissões do futuro? Caso queira maiores opções, visite nosso portfólio de cursos! Na Microlins, ensinamos para o futuro!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados