• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Profissional de Crédito e Cobrança: por que vale a pena se formar?

    Profissional de Crédito e Cobrança

    Saiba como funciona o mercado e quais são as oportunidades para um profissional de crédito e cobrança

    O profissional de crédito e cobrança é peça fundamental em empresas, organizações e serviços de análise financeira e de recursos financeiros como empréstimos, financiamentos e outros serviços.

    Sendo assim, trata-se de uma profissão que nunca deixa de estar em alta no mercado de trabalho, visto que cada vez mais pessoas físicas e jurídicas buscam formas de viabilizar seus projetos. 

    Considerando que hoje existem muitos meios de se obter crédito e recursos, as empresas que atuam no setor de finanças são algumas das que mais trabalham com a análise de riscos, seja com outras organizações ou até indivíduos autônomos.

    A gestão de crédito e cobrança tem como objetivo avaliar e selecionar o histórico financeiro dos clientes para a concessão de crédito. Pois através do monitoramento adequado  dos perfis, é possível prevenir fraudes, conectando as informações e auxiliando no aumento de vendas.

    Contudo, não se trata apenas de acompanhar os perfis dos consumidores, é preciso também calcular as probabilidades de pagamento de cada indivíduo. E dessa forma são aplicadas as estratégias que visam detectar oportunidades e ameaças. 

    Portanto, o objetivo é que, com abordagens preventivas e corretivas, seja possível evitar a inadimplência e trazer maior controle da situação econômica da companhia, auxiliando nas suas boas práticas e no seu desenvolvimento.

    Ou seja, é uma função essencial que demanda conhecimento técnico e responsabilidade por parte do profissional. Mas que, quando devidamente capacitado, proporciona a ele boas oportunidades de trabalho. 

    Gestão de crédito e cobrança

    Este é um recurso que passa pelos setores comerciais e fiscais, e que precisa ser administrado por uma equipe qualificada. Sendo ela a responsável por filtrar dados de clientes antes de aprovar ou rejeitar a concessão de crédito e fazer as devidas cobranças.

    A gestão de crédito é feita através do controle de risco em relação aos prospectos, tendo como foco reduzir a inadimplência por meio da captação de informações que ajudam a manter os cadastros sempre atualizados, aprimorando o domínio de dados.

    Já a gestão de cobrança é responsável pela administração das técnicas de negociação e de monitoramento de pagamentos pendentes após uma negociação finalizada.

    Isto é, o sistema de crédito e cobrança equivale a um gerenciamento econômico da empresa que ajuda no recebimento das dívidas, evita danos financeiros e auxilia no fluxo de caixa.

    Profissional de crédito e cobrança

    Este é o profissional que avalia o histórico e relacionamento dos clientes com o mercado, como, por exemplo, as transações feitas, renda e possibilidade de quitação de dívidas.

    Fazendo o uso de um sistema de informações integradas, ele também é o responsável por lançar notas fiscais, cadastrar novos compradores e efetuar negociações.

    Portanto, o profissional de crédito e cobrança é responsável pela negociação e recebimento de dívidas que têm como utilidade aumentar o capital de giro, além de preservar o relacionamento com o cliente. 

    E se você pretende se capacitar para entrar no mercado de trabalho desempenhando esta função, saiba que a Microlins pode te ajudar com opções de cursos profissionalizantes completos e que irão te ajudar nessa caminhada. 
    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados

    Enviar uma mensagem
    Mais Informações!
    Bem vindo a MICROLINS GUARULHOS, diga como podemos ajuda-lo (a)?