Passo a passo para construir uma carreira

Ter uma carreira profissional de sucesso é um enorme desafio. Não só porque depende do seu esforço, mas porque pode levar certo tempo até você conseguir concretizá-la e firmá-la.

No entanto, nem tudo nessa corrida é nublado. Na verdade, vários profissionais de sucesso se comprometeram com algumas boas práticas no começo de suas carreiras nas empresas e, hoje em dia, se estabelecem como referências em suas devidas profissões.

Que tal aprender um pouco com o que eles e elas aprenderam antes de terem carreiras de sucesso?

5 formas de potencializar uma carreira profissional de sucesso

1# Corra atrás do que é seu!

Quer ter uma carreira de sucesso? Então trate de correr atrás disso!

Saiba quais os caminhos, quais meios te levarão lá, estude carreiras de profissionais marcantes na sua profissão (biografias das mais diversas não faltam nas livrarias por aí).

Entenda que o começo é sempre por baixo, e essas são funções essenciais para ter seu passo inicial e entender como a engrenagem do seu negócio funciona. Estágios, funções de assistência ou auxílio são normais, mas quase sempre valorizados.

Você deve saber otimizar seu talento e aliá-lo com pitadas generosas de esforço e dedicação. Apenas assim você vai passar das fases iniciais com a cabeça erguida e pronto para absorver e lidar com as responsabilidades que a experiência traz.

2# Proatividade: curiosidade + atitude

Ser proativo é um dos pilares de uma carreira de sucesso, especialmente no começo.

Ser proativo é ter curiosidade sobre sua função e os desafios, mas também vontade e atitude para botar a mão na massa e tentar desenvolver soluções.

Para isso, é claro, ter qualificação é essencial, mas mesmo assim, é muito bem visto pelas empresas e lideranças.

3# Qualificação é chave

Falando em qualificação… Já pensou em solidificar seus conhecimentos?

Existem vários cursos por aí comprometidos em ensinar os pormenores, questões intermediárias ou mesmo em entrar de cabeça nas profissões.

Cursá-los, portanto, pode dar a você uma vantagem já no processo de recrutamento, mas também dentro da própria profissão.

Qualificar-se constantemente é uma prova que você se interessa e quer ser o profissional mais preparado para os desafios da sua profissão, que se renovam sempre e exigem ainda mais conhecimentos para serem solucionados.

4# Planejamento e metas

Aqui, o que manda é a organização.

Ter uma carreira de sucesso está de mãos dadas com o quanto você se planeja e como estipula suas metas. Desde organização da agenda diária até mesmo as conquistas futuras que você quer ter, coloque o máximo no papel.

Assim, você tem mais condições de se preparar e pode, inclusive, entender por quais motivos alguma meta não foi concretizada, e traçar um novo plano para realizar isso.

5# Fazer networking é estar um passo à frente

Por último, lembre-se que ambientes profissionais (e acadêmicos), são lugares de troca de conhecimentos.

Criar e desenvolver um networking, portanto, é fundamental para suas ambições profissionais e para dar mais oportunidades de crescer em sua carreira.

Conhecer pessoas e organizações, fazer com que elas conheçam você, trocar informações e manter uma relação pode muito bem ser o que vai alavancar sua carreira em curto, médio ou longo prazo. Basta saber identificar e aproveitar as oportunidades.

Viu só como é possível projetar uma carreira profissional de sucesso? Tudo depende de você e das suas qualificações para isso!

Pensando nisso, a Microlins desenvolveu um portfólio de cursos super completo. Para quem quer desenvolver conhecimentos em áreas como TI, Inglês, Comunicação, Projetos ou ter aquela fluência dos sonhos no Inglês, é só conferir os nossos cursos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados