• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Operador de caixa: saiba mais sobre a profissão

    operador de caixa

    Qualquer empreendimento que venda seus produtos ou serviços ao público presencialmente em um estabelecimento físico necessita de um profissional específico, o operador de caixa. Dentre as profissões que sustentam o funcionamento de uma empresa, sem dúvidas, está a do profissional responsável por praticamente toda a entrada de dinheiro no caixa e movimentação financeira do negócio.

    Suas responsabilidades dentro da empresa vão muito além de simplesmente registrar as vendas de produtos em um leitor de códigos de barras e cobrar os valores dos compradores. É preciso ter muita atenção, noção matemática, agilidade, facilidade em lidar com o público, cordialidade, organização, entre outras características fundamentais.

    No artigo de hoje abordaremos tudo o que você precisa saber sobre uma das profissões mais importantes do comércio e de muitas empresas do setor de serviços. Continue a leitura para conferir!

    O que é um operador de caixa?

    O profissional que atua em lojas e estabelecimentos dos mais variados segmentos comerciais trabalhando diretamente com a operação do caixa da empresa é conhecido como operador de caixa. Este profissional lida diretamente com o atendimento ao cliente e é indispensável não somente no setor do comércio, mas em qualquer tipo de empresa que venda produtos ou serviços, como:

    • Aeroportos
    • Pedágios
    • Shows e eventos em geral
    • Bares e boates
    • Livrarias

    Qual é o seu salário inicial?

    Segundo uma das maiores plataformas de gerenciamento de vagas de emprego do país, a Catho, atualmente o salário inicial de um operador de caixa no Brasil está em torno de R$ 1.068,38. Os estados que pagam os salários mais altos para este profissional são Santa Catarina, São Paulo e Paraná, respectivamente.

    O que faz um operador de caixa?

    Dentre suas funções está uma das principais responsabilidades da empresa: o recebimento dos pagamentos pelos produtos ou serviços comercializados. O procedimento consiste em informar ao cliente o valor do produto ou serviço, receber o dinheiro, registrar a venda no sistema e entregar o troco (quando houver) e a nota fiscal referente à venda.

    Por atuar diretamente com o público e com o controle financeiro do negócio, o operador de caixa precisa desempenhar todas as suas tarefas diárias com muita educação, profissionalismo, agilidade e simpatia.

    Quais são os requisitos para ser um operador de caixa?

    • Cursos profissionalizantes – É preciso conhecimento intermediário sobre conceitos de informática como digitação, Word, Excel e softwares de gestão financeira
    • Ensino Médio Completo
    • Muita paciência e profissionalismo – Lidar diretamente com clientes exige muito equilíbrio e maturidade por parte do profissional no dia a dia
    • Atenção e raciocínio lógico – Por ser responsável pelo dinheiro que entra no caixa da empresa, é preciso estar sempre atento para lidar com os clientes, lançar vendas e calcular trocos
    • Responsabilidade – Pois quando há diferença entre os valores registrados no sistema e a quantia total em caixa, a diferença é descontada do próprio operador de caixa

    Além dos requisitados citados, é preciso que o operador de caixa tenha habilidade com cálculos e matemática básica, agilidade e bom humor.

    Quer saber mais sobre cursos profissionalizantes que podem alavanca seu currículo e o incluir no mercado de trabalho? Então entre em contato com a gente!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados

    Enviar uma mensagem
    Mais Informações!
    Bem vindo a MICROLINS GUARULHOS, diga como podemos ajuda-lo (a)?