Onde pode trabalhar um profissional em 3D?

Um profissional em 3D é um artista multimídia que cria modelos tridimensionais usando o software 3Ds Max e as suas múltiplas ferramentas. O processo de modelagem 3D é normalmente utilizado para criar modelos 3D para a televisão, a indústria cinematográfica, a indústria de videogames, sites e para o mercado publicitário. No entanto, um modelador 3D também pode criar modelos 3D para cientistas, arquitetos, médicos, engenheiros e muitos outros profissionais. Um especialista em 3D também pode usar o software 3Ds Max para construir texturas, paisagens de fundo e outros elementos necessários para um projeto.

Quer saber mais sobre o profissional em 3D? Acompanhe no post de hoje!

Quais os avanços atuais no campo da modelagem 3D?

A tecnologia e os avanços no campo da modelagem 3D estão crescendo continuamente, de modo que o profissional que escolhe essa carreira deve sempre se manter atualizado em seu campo. Uma compreensão profunda do software 3Ds Max deve ser combinada com um talento artístico natural: o modelador 3D que desenvolve tanto as suas habilidades técnicas quanto as habilidades artísticas será mais valorizado por essa indústria. A modelagem 3D requer um conjunto diversificado de habilidades, de modo que aqueles que são mais bem-sucedidos nesta indústria devem saber comunicar suas ideias de forma simples e saber trabalhar em equipe. 

O modelador deve começar com a arte básica da animação e depois construir sua experiência em modelagem, trabalhando diariamente com o software 3Ds Max.

Onde um profissional em 3D trabalha?

Um profissional em 3D pode ser empregado em uma infinidade de indústrias. A animação continua a se expandir no Brasil e no mundo, contratando cada vez mais modeladores. Profissionais que trabalham com modelagem 3D são muitas vezes parte de uma equipe de design que cria projetos de jogos de vídeo, comerciais e inúmeras campanhas de marketing. Além dessas áreas, o desenvolvimento de maquetes em 3D para empresas de engenharia e para o setor de saúde é um campo em expansão.

Segundo o Bureau of Labor Statistics, nem todos os modeladores 3D trabalham na indústria. Um levantamento do instituto indica que 27% dos modeladores 3D trabalham por conta própria: muitos profissionais desenvolvem projetos para pequenos empresários. Como um modelador 3D é altamente especializado e valorizado em setores diferentes, esse profissional muitas vezes pode escolher onde trabalhar.

Ainda de acordo com o Bureau of Labor Statistics, cerca de 13% dos artistas multimídia são empregados na indústria de cinema e vídeo – o maior empregador de artistas de multimídia. Outras indústrias que empregam esses profissionais incluem design de sistemas de computador e serviços relacionados (6%), editores de software (5%) e publicidade, relações-públicas e outros serviços relacionados (4%).

Mais e mais pessoas querem se tornar animadores e trabalhar na indústria de videogames e filmes. É seguro dizer que quem estuda modelagem 3D pode escolher um caminho sábio no setor e ter grandes perspectivas de emprego e inúmeras oportunidades para exercer essa profissão.

 

E você? Pretende trabalhar como um profissional em 3D? Que tal se preparar com o curso da Microlins Guarulhos?

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados