O que fazer para seu filho gostar cada vez mais dos estudos

Uma das situações que mais se repete para pais com filhos em idade de aprendizagem, é de testemunhar seu desinteresse pelos estudos. São os amigos, preferências em outros assuntos, distrações da juventude… Culpe o que quiser. O problema, no entanto, existe e continua sem solução para muitos pais.

Se dar conta disso pode ser um baque e também uma situação um pouco desesperadora. Onde erramos? O que fazer?, os pais se perguntam. Bom, a verdade é que a solução nem sempre é tão complicada quanto parece.

Em geral, são inúmeros os fatores que transformam a hora dos estudos em um momento de desprazer para os jovens. O problema pode estar tanto na escola como em casa. Então, a grande dúvida que fica é: como driblar isso e tornar o momento do estudo em algo bom, onde seu filho possa aproveitar?

Vamos apresentar algumas dicas que englobam mudanças na casa, na atitude ou mesmo no ambiente de aprendizado. De cada uma delas dá para se tirar uma lição e, aos poucos, adaptar na sua rotina e na do seu filho. Preparado?

Como tornar a hora dos estudos mais proveitosa para seus filhos?

1# Um ambiente favorável, em casa, pode fazer toda diferença

Já notou como a sua própria casa, ou ao menos o local em que seu filho estuda, pode ser a fonte das distrações? Tevê, videogame, celular… Tantas coisas. Pensando nisso, por que não criar um ambiente melhor, que estimule o momento de aprendizado?

Criar um “cantinho” dos estudos pode ser uma boa! Um espaço confortável, longe do entra e sai da sua casa, em que ele possa ter seu tempo e tranquilidade para ler, escrever, fazer os exercícios e raciocinar da melhor forma.

Além disso, pense nesse lugar junto do seu filho. Incluí-lo nessas decisões é ótimo para dar uma sensação de pertencimento, do quão importante é que ele se envolva com este espaço. Decorem juntos, coloquem coisas que ele ou ela gostem e que possam ser estimulantes, como livros e etc.

2# Que tal definir horários para os estudos?

Muitas vezes, um toque de disciplina em forma de calendário faz toda diferença. Apesar de, para eles, soar chato, ter horas definidas de estudos logo se prova uma maravilha. Com a rotina diária, os conteúdos são colocados em dia, os exercícios feitos e, ao momento das provas, o conhecimento estará muito mais maduro que de qualquer outro jeito.

Claro, novamente, é bom que esse momento seja definido em conjunto com seu filho. Opte por um horário que ele ou ela já esteja descansado, alimentado e que não vá privá-lo dos momentos de lazer.

3# Proponha resumos diários do que foi estudado

Aqui, o ideal é deixá-lo livre para escrever. Ao incentivá-lo a escrever resumos, diga que será como um diário. Assim, ele tem liberdade para se expressar enquanto repassa o conteúdo aprendido do dia. Além de uma ferramenta poderosa de aprendizado, esses resumos potencializam sua redação e sua capacidade de comunicação.

4# Conversem sobre os estudos

Principalmente ao fim da hora de definida, é importante que você estabeleça um diálogo sobre o que foi estudado, como ele está lidando com os conteúdos e matérias, quais gosta, desgosta e o que fazer para se afeiçoar mais a estas últimas.

Outra coisa: pode ser um tanto frustrante para ele ou ela escrever o resumo, proposto no item anterior, sendo que não será lido. Portanto, pegue o texto, leia junto dele, e coloque-o na pauta de suas conversas.

Além de prestar ajuda, você dá apoio aos seus estudos e faz com que ele reconheça seu esforço, muito além das provas.

5# Pensa fora do curricular, pense extracurricular

O mundo é muito mais do que as matérias oferecidas na grade curricular da escola. Por isso, os cursos podem ser uma boa alternativa. Na Microlins, reconhecemos isso e entendemos que, para um ensino completo, é preciso também mergulhar nas atividades extracurriculares.

Justamente por isso oferecemos um portfólio completo de cursos complementares. Por exemplo, se o seu filho gosta de computadores, jogos e tem bom raciocínio para matérias exatas, que tal matriculá-lo no curso de Programador de Games da Microlins?

Quer algo mais contido, que envolva liderança em um ambiente mais empresarial? A resposta é o curso de Gestão Empresarial Jr da Microlins. Ideal para conhecer a fundo as diretrizes da profissão e as ferramentas que fazem um bom gestor.

E então, gostou das dicas? Esperamos que ajudem a estimular o gosto do seu filho pelos estudos.

Se interessou pelos cursos? Você pode encontrar muito mais no portfólio da Microlins. Aqui, é muito mais fácil incrementar a educação de seus filhos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados