O que é um teste vocacional e como ele funciona?

É normal que os jovens, principalmente ao encararem o fim do ensino médio e a aproximação da sua fase adulta, fiquem preocupados com o que farão a seguir. Qual curso se matricular? Qual profissão vai trabalhar? É justamente para auxiliar nessas respostas que existe o teste vocacional.

Teste Vocacional… Aquele feito na Internet?

Não!

O teste vocacional que você encontra na internet não passa, geralmente, de um questionário sem um nível mínimo de aprofundamento e nem interpretação psicológica.

Aqui, falamos do verdadeiro teste vocacional: feito com auxílio de um profissional da área da psicologia, criado para orientar você quanto aos caminhos que mais soam corretos no quesito profissional.

Elaborado e conduzido de forma a entender a sua pessoa e as afinidades que você tem, o teste vocacional serve como uma base para que você entenda qual o melhor caminho seguir em seu futuro.

É claro, é importante entender que o teste vocacional não é uma receita. A escolha é sempre sua.

O teste, no entanto, existe para iluminar a mente e a ambição de pessoas que se encontram perdidas no meio de um mundo inteiro de profissões, cursos e diferentes vocações.

Como um exercício psicológico, o teste vocacional organiza e dá mais sentido ao que antes era confusão, e com a ajuda do profissional de psicologia, indica caminhos que se assemelham aos seus resultados no teste.

Vale a pena fazer um teste vocacional?

Bom, se você se identificou com a persona que descrevemos acima: um pouco perdida nas suas vontades, sem saber qual profissão seguir… Nós recomendamos!

Que mal faria tentar, não é mesmo?

O importante, no entanto, é se conhecer. Fazer um exercício individual e tentar localizar quais suas principais habilidades, o que gosta de fazer, o que não gosta de fazer… Enfim, entender e traçar seus contornos psicológicos e vocacionais.

Isso pode ajudar bastante na hora do teste vocacional e, para depois, enfim, escolher sua profissão!

Outra coisa importante é ter em mente que nem sempre você define um caminho e segue nele para sempre. Imprevistos acontecem, experiências moldam suas vontades e as profissões evoluem.

Por isso, é recomendável ter a mente aberta e entender que, talvez o rumo que você escolhe agora, não seja exatamente que que você vai seguir para o resto da vida. Mas com certeza importará muito para você.

E se você quer se descobrir profissionalmente, por que não fazer um curso complementar? Os cursos da Microlins são desenvolvidos para preparar os alunos que querem entrar no mercado de trabalho.

São diversas as áreas, passando pela Administração até mesmo Criação 3D, para você escolher. Que tal conhecer nossas opções agora mesmo?!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados