• Fale com a gente por WhatsApp!                

    O que é e 4 dicas para se tornar um profissional multitasking

    profissional multitasking

    Saiba como se desenvolver na sua carreira sendo um profissional multitasking e conseguir ainda mais chances no mercado de trabalho

    Pode até soar como um velho jargão, mas “tempo é dinheiro” nunca fez tanto sentido, e no mercado de trabalho atual, o perfil de profissional multitasking é justamente o que as empresas têm cada vez mais buscado. 

    Essa habilidade, também chamada de multitarefas em português, está relacionada a, como o próprio nome já sugere, realizar diferentes incumbências e se envolver em diferentes projetos simultaneamente. 

    Isso tudo, é claro, sem perder a qualidade naquilo que está sendo feito, já que não se trata de ficar absolutamente sobrecarregado a ponto de cometer erros, e sim de poder fazer bem o que foi proposto. 

    Nesse sentido, o profissional multitasking consegue realizar várias demandas em alto nível dentro da empresa, tornando-se extremamente valioso e solicitado. O que aumenta suas chances de conseguir uma ótima vaga de trabalho. 

    Desenvolver essa capacidade também proporciona a oportunidade de conhecer e lidar com diversas funções que não teria contato se não tivesse tal competência. Outro diferencial para beneficiar a sua carreira. 

    Entretanto, tudo isso requer muito planejamento e organização. Ou seja, será necessário abrir mão da procrastinação, pois uma boa gestão de tempo é imprescindível nesse caso.

    Além disso, ser proativo é determinante quando falamos sobre esta soft skill que é o multitasking. Afinal, é preciso ter iniciativa para se envolver em novos projetos e se aplicar em novas tarefas. 

    Vantagens de ser um profissional multitasking

    Melhor gestão de tempo

    Tendo essa habilidade desenvolvida, é natural que você passe a fazer uma gestão de tempo ainda mais eficiente do seu trabalho. 

    Isso porque você não faz tudo, literalmente, ao mesmo tempo. Há uma divisão racional das tarefas, onde cada uma delas tem o seu processo, até que se chegue ao resultado final de todas.

    Maior produtividade

    Com o melhor gerenciamento das demandas que o multitasking proporciona, você consequentemente se torna um profissional mais eficiente.

    O que, na prática, implica em uma maior produtividade, sendo que suas tarefas serão realizadas em um tempo menor, permitindo a obtenção de melhores resultados.

    Menos erros

    É comum que se pense que ao desenvolver diversas tarefas simultaneamente, existem mais chances de erros acontecerem.

    Contudo, não é bem assim, pois após obter plena capacidade, seu nível de concentração tende a aumentar, ocasionando ainda menos erros. 

    Mais responsabilidades

    Outro ponto interessante, especialmente para quem está iniciando a carreira, é assumir mais responsabilidades. 

    Quando se é multitasking, você passa a ser visto como uma referência dentro da sua área, já que outros profissionais podem contar com a sua ajuda para inúmeras tarefas e responsabilidades.

    Como se tornar um profissional multitasking?

    Organize suas demandas

    Tendo em vista que você terá muitas tarefas para desenvolver no seu dia a dia, a atenção que dedica a elas deve ser redobrada. 

    Uma forma de tornar mais simples esse processo é ter todo o controle do que está sendo feito e também dos prazos.

    Portanto, organize suas demandas utilizando o método que preferir. Pode ser um software gratuito, uma planilha do Excel ou mesmo uma agenda: tudo que está sob sua responsabilidade precisa ser monitorado. 

    Defina prioridades

    Aqui, o ideal é que você crie ciclos de trabalho, definindo o período em que deve-se iniciar e terminar determinado grupo de tarefas. 

    Essa organização pode ser diária, semanal ou mensal, o que for mais confortável e produzir mais resultados. Já que o objetivo desse exercício é facilitar o seu trabalho de definição de prioridades.

    Como você sabe exatamente quais são as demandas, é preciso ranquear quais são as mais urgentes. Isso permite se concentrar em cada atividade e, aos poucos, conseguir eliminá-las de acordo com a importância.

    Estabeleça rotinas

    Outro fator importante para ser um profissional multitasking de qualidade, é definir suas rotinas de trabalho. 

    Como já ressaltamos, a organização é fundamental. E para isso, você precisa ter um ritmo definido, de modo a facilitar que todas as demandas sejam entregues sem maiores problemas.

    Sendo assim, foque na regularidade das entregas, com o intuito de garantir um dia a dia positivo, tendo bons resultados em qualquer circunstância, ainda que o volume de trabalho seja mais intenso.

    Monitore e melhore

    É importante deixar claro que ser um profissional multitasking não se trata de acumular responsabilidades e não conseguir cumprí-las. Mas, sim, de poder desenvolver diferentes projetos, sempre pensando em bons resultados.

    Justamente por isso, é preciso ter consciência do que está sendo feito, e a melhor maneira é através da monitoração das suas entregas.

    Esse exercício é importante para que, ao longo do tempo, você possa encontrar formas de melhorar o seu ritmo de trabalho. 

    Sendo assim, se você quer se tornar um desejado profissional com a capacidade de lidar com diversas responsabilidades, não se deixe sobrecarregar e trabalhe em cada habilidade necessária.

    E se precisar de um up a mais em sua carreira, aproveite para conhecer os cursos da Microlins Guarulhos!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados