LinkedIn: 6 dicas para conseguir seu emprego através da rede

Principal rede social voltado ao mundo dos negócios, o LinkedIn já conta com mais de 500 milhões de usuários, entre empresas e profissionais de todas as áreas. Essa relevância toda se prova no que talvez seja o maior potencial da rede: conseguir um emprego.

Porém, é preciso saber como usar a ferramenta para isso.

O LinkedIn é uma rede social extremamente interativa: conteúdo é criado a cada instante, por incontáveis perfis (de empresas e profissionais). O engajamento é uma peça-chave de tudo isso, impulsionando trocas de experiências e a ampliação do networking.

No papel, tudo isso conta para quem busca um emprego através do LinkedIn. No entanto, esse é o básico. Há outros passos a serem seguidos que podem ajudar você a conquistar a vaga dos sonhos naquela empresa que tanto admira.

Quer conhecer? Nós preparamos um pequeno guia, confira!

6 dicas especiais para te ajudar a achar um emprego pelo LinkedIn

Aquela vaga de emprego desejada pode estar mais perto que você imagina. Diariamente, recrutadores e profissionais de RH navegam pelo LinkedIn em busca de profissionais que se encaixam em suas vagas. Entenda como entrar no seu radar:

1# Procure a vaga certa!

Sabia que há como procurar a vaga que mais se encaixa para você?

A função do LinkedIn é acessível pelo menu superior. Clique em “Vagas” e a página que vai abrir é um buscador perfeito para você encontrar sua próxima chance.

Ali, você pode filtrar por tipo de vaga e também localidade.

Logo abaixo, próximo do rodapé da página, você encontrará o botão “Pesquisar mais vagas”. Ao clicar nele, você será redirecionado a uma página cujo modelo de pesquisa é muito mais detalhado, com vários filtros.

Obs: Há também como utilizar o LinkedIn Premium, uma modalidade paga que promete alguns benefícios a mais, como possibilidade de mandar mensagens para quem não é sua conexão.

Os preços dependem da modalidade escolhida, mas começam à partir de R$ 49,99 por mês.

2# Alerta de pesquisa

Não está toda hora de olho no perfil e nas novas vagas? Sem problemas. No LinkedIn, é possível criar alertas relacionados às pesquisas que você fez.

Caso você tenha seguido o passo acima e esteja na página de pesquisa detalhada, logo abaixo dos filtros você encontrará a frase “Alerta de vaga desativado” e um botão. Para ativar, basta clicar no botão.

Então, basta escolher a periodicidade dos alertas e como você quer recebê-los, se via e-mail, notificação no perfil ou ambos.

3# Siga perfis de empresa que você se interesse

Estar conectado às empresas que você admira é um dos diferenciais do LinkedIn. Dessa forma, você consegue compreender o dia a dia dela, ler e engajar-se nos conteúdos que ela compartilha e mostrar-se interessado no negócio.

4# Participar de grupos

O LinkedIn possui um recurso incrível: os grupos. Eles não são novidade, é verdade, mas sua praticidade é incrível!

Incontáveis grupos se espalham pelo LinkedIn, dedicados à áreas específicas e com profissionais super qualificados interagindo lá dentro. É a chance de se conectar com quem trabalha na sua área, compartilhar seus interesses e ficar sabendo de novas vagas.

5# Criar uma boa rede de conexões

Por fim, não seria uma rede social se um dos objetivos não fosse criar um networking sólido.

Ter sua rede de conexões é essencial, pois potencializa seu perfil aos olhos dos recrutadores e também beneficia a você, que diversifica sua timeline. No entanto, fique atento ao modo que você aborda novos perfis desconhecidos ao adicioná-los.

Mande uma mensagem breve, justificando seu interesse com base na experiência profissional do outro e que gostaria de tê-lo na rede de contatos.

6# Faça cursos de profissionalização

Algo unânime entre recrutadores é que cursos de profissionalização fazem a diferença. Em grande parte das vagas anunciadas, esse ponto é o primeiro diferencial a ser destacado.

Portanto, para facilitar ainda mais sua contratação agora que você seguiu todos os passos, procure fazer um curso!

A Microlins tem uma grande variedade de cursos especiais voltados para o mercado de trabalho, em diversas áreas. O método de ensino dinâmico é outro benefício, pois permite que você estude em seu tempo, sem prejudicar outras atividades diárias.

Ficou interessado? Confira a lista completa de cursos da Microlins aqui!

Viu só como é possível aproveitar os recursos do LinkedIn e achar a vaga perfeita para você? Agora, basta trabalhar e começar a usar todo o potencial da rede social!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados