Inglês para iniciantes: como manter a motivação para aprender uma segunda língua

Não é novidade que aprender a falar inglês é fundamental para conquistar uma carreira profissional de sucesso, afinal, com tantas multinacionais instaladas no país, as melhores oportunidades aparecem somente para quem é fluente.

Além disso, aprender a falar, ler e escrever em inglês pode transformar a vida de qualquer pessoa. E a prova disso é que este é o idioma mais falado no mundo, dando a possibilidade para qualquer pessoa expandir fronteiras, viajar, conhecer novas pessoas, fazer negócios, aprender outros assuntos de áreas específicas, entre outras vantagens.

Entretanto, se você já iniciou um curso de inglês e acabou desistindo, ou simplesmente acha o inglês difícil de aprender, então saiba que o segredo para mudar este cenário pode estar na sua motivação.

Mas afinal, como manter a motivação para aprender inglês? Confira algumas dicas a seguir!

Tenha um propósito para aprender

O primeiro passo e talvez o mais importante para se manter motivado ao aprender inglês, é simplesmente descobrir um propósito para o aprendizado. Isso significa que você precisará refletir sobre o motivo para praticar inglês diariamente, pois sem um propósito em mente, as chances de desanimar e desistir serão grandes.

Conseguir um emprego melhor, viajar para o exterior, ter acesso a materiais e livros existentes somente em inglês, levar o seu filho à Disney, são somente alguns exemplos de propósitos para se manter motivado durante a sua jornada de aprendizado.

Divirta-se durante o aprendizado

O ser humano, em geral, tem o costume de ver o estudo como algo tedioso e chato, o que rapidamente causa a desmotivação. Mas a boa notícia é que aprender inglês não precisa ser chato, ou seja, é possível aprender inglês de forma natural sem carregar o peso de uma obrigação de estar estudando somente para ir bem na prova final.

Utilizar aplicativos de celular, assistir filmes e séries e conversar em inglês com amigos, são somente algumas dicas para se divertir enquanto aprende inglês.

Tenha um bom método

Se você acha o inglês difícil de aprender e até mesmo já tentou fazer algum curso, mas desistiu, então provavelmente você não teve um método de aprendizado adequado.

Ter um método para aprender inglês é fundamental para manter a motivação no aprendizado, uma vez que é possível observar o próprio progresso durante a prática. Nós da Microlins Guarulhos, por exemplo, contamos com professores altamente qualificados e um método de aprendizado que lhe manterá sempre motivado para praticar o inglês.

Adapte-se para o inglês

Outra dica para manter a motivação enquanto aprende inglês, é adaptar a sua vida para o novo idioma. Ou seja, comece hoje mesmo mudando o idioma do seu e-mail, computador e TV, leia jornais e revistas em inglês e passe a acompanhar seus filmes e séries com legendas.

Assim, ao levar toda a sua rotina para o novo idioma, o aprendizado se tornará uma consequência e você nem terá tempo para ficar desmotivado.

Livre-se das distrações

As distrações são as grandes vilãs quando se pretende manter a motivação de aprender inglês. A prova disso é que uma simples distração pode evoluir para uma procrastinação e arruinar todo o seu planejamento de estudos.

Portanto, procurar um local adequado para estudar, desligar o celular e outros aparelhos que possam causar distração, o ajudarão a se manter motivado.

Crie pequenas metas e se autorrecompense

Uma outra maneira muito eficiente de manter a motivação para aprender inglês é criar metas que você possa conquistar.

Por exemplo, se você pretende aprender 300 palavras em inglês em apenas um mês, que tal tentar aprender dez novas palavras durante 30 dias? Ao atingir a sua meta, você poderá se autorrecompensar para aumentar ainda mais a sua motivação. Um dia de descanso ou uma ida ao cinema, são simples exemplos de recompensas que você poderá pagar para si mesmo ao atingir suas metas de aprendizado.

Sem dúvida a motivação para aprender inglês é o principal ingrediente para conquistar a tão sonhada fluência. E conforme vimos, a motivação pode ser conquistada com pequenas atitudes diárias, que, ao final, farão com que a busca por aprender inglês se torne um hábito em vez de uma obrigação, fazendo com que você estude sempre motivado e de maneira prazerosa.

E você, quer aprender inglês de maneira motivadora? Conheça o curso de inglês da Microlins Guarulhos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados