Importância de preparar os alunos para o mercado de trabalho

mercado de trabalho

Uma boa escola não se dedica a apenas ensinar a teoria e preparar os seus alunos para responder provas. Uma boa escola está preocupada em garantir a formação completa dos estudantes. Isso significa transmitir conhecimentos teóricos, prepará-los para o vestibular, contribuir para a sua formação ética e também deixá-los mais fortes para encarar o mercado de trabalho.

Quando isso não acontece, os jovens estudantes saem da instituição de ensino sem preparo para lidar com o futuro profissional. Muitas vezes, lhes faltam habilidades profissionais, que poderiam ter sido desenvolvidas na escola, e há dificuldade até na hora de escolher que carreira seguir.

Porque é essencial investir no preparo profissional dos estudantes

É na escola que as pessoas aprendem a fazer divisões, multiplicações e a calcular porcentagens. Também é na escola que são obtidos importantes conhecimentos sobre a história do país e do mundo, sobre política e português. Mas um aprendizado, ainda pouco explorado pelas instituições de ensino, são as habilidades necessárias para que o jovem tenha acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Uma das funções mais importantes da escola é preparar os jovens para o futuro – e isso deve incluir ajudá-los a desenvolver aptidões profissionais essenciais e a decidir pelas melhores carreiras. Os seus alunos já sabem quais são as opções de profissões que podem ser seguidas de acordo com o seu perfil profissional? Para isso, o colégio deve ir além dos testes vocacionais.

Eles já tem acesso a práticas que contribuem para o desenvolvimento da sua comunicação, facilidade para trabalhar em equipe e capacidade de gerenciar o próprio tempo com eficiência? Estes são exemplos de habilidades fundamentais para qualquer profissão escolhida – e que podem ser facilmente incluídas na rotina escolar.

Preparar jovens para o futuro significa muni-los com conhecimentos em física, geografia, história e matemática. Mas também significa fortalecer o seu perfil profissional, guiá-los para que eles saibam tomar boas decisões em relação à carreira e contribuir para que eles estejam preparados para aproveitar as melhores oportunidades do mercado.

Como preparar melhor os alunos para o mercado de trabalho

A escola pode contribuir muito para que os seus alunos entrem com mais segurança no mercado de trabalho. Uma das formas de fazer isso, é ajudando na escolha das carreiras. Esta é uma decisão pessoal e que depende da personalidade e do perfil de cada aluno – mas a instituição de ensino pode orientá-los para que eles encontrem as opções mais adequadas.

Palestras com profissionais de diversas áreas é uma boa estratégia para isso. Não apenas para os alunos do último ano, mas também para os mais jovens. Médicos, jornalistas, advogados, programadores, professores e arquitetos, por exemplo, que possam falar um pouco da própria experiência profissional, dos desafios que enfrentam no cotidiano e sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia.

Outra ação que ajuda na formação profissional dos alunos é o preparo do currículo. Isso não é ensinado nas universidades, mas é um passo importante para que o jovem possa conquistar boas vagas de emprego. Que tal usar uma aula de português para trabalhar técnicas de como desenvolver um bom currículo e carta de apresentação? Este também é um bom momento para orientar os alunos para que eles saibam como fortalecer o próprio currículo com cursos, certificados e conhecimentos que são diferenciais para qualquer profissão.

A sua escola prepara os alunos para o mercado de trabalho? Que ações são realizadas para isso? Deixe uma resposta nos comentários. 

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados