Gestão de tempo para os estudos: como aprender a evitar armadilhas

Saiba como se organizar e obter os melhores resultados possíveis nos seus estudos

Gestão de tempo é assunto muito sério quando se trata de colocar a vida nos trilhos. Galgar novos degraus e ir em busca dos seus sonhos não necessariamente precisam ficar no papel ou no imaginário. Tudo isso pode, sim, tornar-se realidade. 

Para quem deseja crescer na carreira, prestar um concurso público ou simplesmente investir nos estudos, ter o domínio do seu tempo fará toda a diferença nos resultados que serão obtidos.

Quaisquer que sejam os seus objetivos, investir na própria qualificação e buscar novos conhecimentos é sempre um ótimo caminho. Portanto, é necessário aprender a como gerir o tempo durante os estudos, para que seja possível conciliá-los com o trabalho e a vida pessoal.

Como sabemos, infelizmente não é possível fazer tudo que queremos com o tempo que temos. Por isso, saber se organizar e definir prioridades fará com que você se foque no que interessa naquele momento e não seja afetado com distrações.

Isso, é claro, sem esquecer que a sua saúde, física e mental, deve ser uma das prioridades. Afinal, sem estar bem você terá muito mais dificuldade em aprender e memorizar conteúdos. 

Confira a seguir algumas dicas para melhorar a sua gestão de tempo nos estudos

Organize a rotina

Para fazer uma boa gestão de tempo para os estudos, é necessário saber quanto tempo será gasto em cada atividade do seu dia, e quanto tempo terá livre para estudar, analisando quais são as tarefas que não podem deixar de ser cumpridas.

Dessa forma, você evita a desorganização que faz com que esqueçamos compromissos e deixemos as coisas para depois, impactando diretamente e negativamente no resultado dos seus estudos.

Evite procrastinar

Sabemos o quão difícil pode ser, hoje, se manter concentrado por longos períodos de tempo, tendo em vista as tantas distrações que o mundo moderno traz com ele.

Portanto, o ideal, na hora de estudar, é manter-se isolado de tudo que possa tirar a sua atenção e o seu foco. E para isso, você deve buscar um ambiente tranquilo, sem muito barulho, e estar de acordo com sua família e amigos para que entendam seu momento.

Além de, é claro, se manter longe dos que podem ser os grandes vilões tecnológicos nesse momento de concentração; televisão, celular e atividades fora de hora no computador.

As redes sociais, por exemplo, podem fazer com que você pause os estudos a todo momento para conferi-las, e isso quebra o fluxo do que está sendo feito. Assim, é aconselhável deixar o celular longe e verificá-lo apenas nas suas pausas programadas.

Faça um planejamento

Depois de se organizar e evitar as distrações, é hora de fazer um planejamento pensando no horário de cada atividade que deverá ser feita no seu dia a dia.

Dividir seus afazeres como trabalho, estudo, refeições, tarefas domésticas, esportes e lazer trará muito mais clareza em relação ao tempo que você tem para cada uma dessas coisas.

Nesse caso, algo que pode ser de grande valia, é o ensino a distância, que proporciona flexibilidade e maior autonomia para quem tem uma rotina muito atarefada.

E o mais importante: tente cumprir sempre o que planeja!

Estabeleça metas diárias

Focar apenas nos objetivos a longo prazo pode fazer com que eles pareçam muito distantes, e assim, não sejam tão palpáveis.

Em vista disso, é interessante estabelecer metas e fazer listas com as tarefas que devem ser concluídas diariamente, tornando visível e muito mais próximo o seu progresso. O que traz satisfação e te deixa motivado para continuar em frente. 

Com essas dicas, você evita armadilhas do dia a dia e foca no que interessa: seu desenvolvimento pessoal e profissional. Agora é hora de ir em busca dos seus objetivos!

Faça o melhor para você, escolha a Microlins! Temos diversos cursos em áreas diferentes, escolha o seu e tenha um futuro brilhante.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados