• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Férias engajadas: como manter a rotina de estudos de seu curso

    Saiba como manter a rotina de estudos conciliando a diversão e o descanso para não perder o ritmo

    Manter uma rotina de estudos é algo que, mesmo durante o período regular do ano letivo, pode não ser algo tão fácil assim para muitos estudantes. Tornando o desafio ainda maior quando as férias chegam. 

    Afinal, depois de um ano de muito conteúdo e muito foco, nada melhor do que aproveitar o tempo vago para descansar, se divertir com os amigos e aproveitar a companhia da família, não é mesmo?

    No entanto, como dissemos, conquistar uma rotina de estudos produtiva e que não recorra à procrastinação é uma tarefa trabalhosa. E caso você desista dela durante as férias, terá um novo esforço para reconquistá-la na volta às aulas. 

    Sendo assim, a melhor forma de conseguir resultados concretos e estudar com qualidade, é manter a regularidade. Dessa forma, você não estará adquirindo conhecimento e exercitando-o apenas quando precisar cumprir prazos. 

    Pensando justamente nisso, resolvemos trazer algumas dicas que vão te ajudar a não perder o ritmo dos estudos durante as férias, mas também não vão te impedir de se divertir e de tirar um merecido descanso. 

    Dicas para manter a rotina de estudos durante as férias

    Monte uma rotina mais leve

    Durante as férias, você não precisa continuar trabalhando no mesmo ritmo do restante do ano, e isso nem mesmo é recomendável. Afinal, este período existe também para que as energias sejam recarregadas. 

    Por isso, planeje a sua rotina prezando pela leveza e não se deixe levar por pensamentos de que você dará conta de muitas horas de estudo. 

    É possível dizer que entre 2 e 4 horas de dedicação são ideais para manter a produtividade durante as férias.

    Defina um local adequado para estudar

    Independentemente do clima de férias, para manter a concentração e ser produtivo durante os estudos, é fundamental escolher um local bem iluminado, confortável, limpo, organizado e silencioso.

    Tire suas dúvidas

    Há sempre aquela matéria em que você sente mais dificuldade, mas por conta de uma série de motivos, não consegue focar como gostaria e acaba não tirando todas as dúvidas que ficaram. 

    Durante as férias, pode ser o momento ideal para colocar isso em prática, superar as suas dificuldades e dominar até os conteúdos que são mais complexos.

    Aprenda coisas novas

    Muitas vezes nos interessamos por uma série de assuntos que não têm relação com o que estamos aprendendo na escola, faculdade ou em cursos, o que torna complicado se dedicar a eles. 

    Por isso, as férias podem ser a oportunidade de ouro para aprender e se aprofundar em novos temas que despertem a sua curiosidade. 

    Aproveite os momentos de descanso e de lazer, mas mantenha o foco

    É importante dizer que, para manter um bom ritmo e não perder o controle das coisas, tudo deve ser feito de forma moderada. 

    Por isso, tire saia com os amigos, aproveite a família, vá ao cinema, ao parque, leia livros, veja documentários e filmes, e o que mais for do seu interesse. 

    Apenas não exagere e tenha em mente que a rotina de estudos, ainda que mais leve do que o habitual, deve ser mantida para que você consiga bons resultados lá na frente. 

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados