• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Estágio Home Office: como funciona e como garantir o seu?

    Estágio Home Office

    Saiba mais sobre o estágio home office e como ele pode ser benéfico para o seu futuro

    Estagiar em casa enquanto segue com os estudos parece uma opção incrível para quem está nessa fase da vida, não é mesmo? Pois é justamente isso que o estágio home office pode proporcionar. 

    O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço em diversos segmentos e em empresas de diferentes tamanhos, apresentando novas formas organizacionais. 

    Para o formato de estágio não seria diferente, já que nele são apresentados benefícios tanto para o estagiário quanto para a companhia, de maneira a tornar o dia a dia de ambos muito mais produtivo. 

    Contudo, para que tudo funcione bem, é importante haver um bom planejamento e plena comunicação entre as partes. Pois apenas assim o trabalho fluirá sem ruídos, como deve ser. 

    Além disso, o estagiário deve ter habilidades e conhecimento necessários para realizar as atividades remotamente, enquanto a empresa deve fornecer as ferramentas e o suporte para que ele possa trabalhar de forma eficaz.

    Como funciona o estágio home office?

    Horário de trabalho

    É de praxe que a maior parte das empresas estabeleça um horário de trabalho a ser cumprido pelos estagiários, ainda que seja em home office. Lembrando que durante um estágio, só é permitido trabalhar no máximo 6 horas por dia.

    Sendo assim, mesmo cumprindo suas tarefas remotamente, é fundamental que você esteja disponível durante a janela de horas combinada entre as duas partes. 

    Existem lugares mais flexíveis nesse sentido, permitindo que os estagiários decidam em quais horários desejam fazer suas atividades de trabalho. Mas isso deve ser discutido no momento da contratação.

    Estrutura e equipamentos

    Para que seja possível desenvolver integralmente as atividades do estágio em regime de home office, é imprescindível possuir uma certa estrutura, como computador, mesa e cadeira confortáveis, e acesso à internet. 

    Por isso, a maioria das empresas provê os equipamentos e a infraestrutura necessários para o exercício das funções fora do escritório.

    Muitas delas ainda oferecem o chamado auxílio home office, para ajudar nas despesas de internet e eletricidade. No entanto, é importante ressaltar que isso não é uma obrigação prevista por lei. 

    Benefícios 

    Os estagiários que trabalham neste formato têm os mesmos direitos daqueles que atuam no modelo presencial, como recesso remunerado, carga horária reduzida em dias de provas, entre outros.

    Como é de se esperar, em geral, os estudantes que trabalham em casa deixam de ter direito ao vale transporte, já que não precisam se locomover até a empresa.

    Supervisão

    De acordo com a lei, todo estagiário deve ser supervisionado por um profissional formado na área em que o estudante faz faculdade. E no modelo de trabalho remoto, isso continua valendo.

    Atualmente existem diversas ferramentas digitais que facilitam a comunicação e permitem que você tenha todo o apoio necessário para executar suas funções, tirar dúvidas e potencializar seu aprendizado.

    Vantagens do estágio home office

    • Economia nos gastos: alguns estágios presenciais possuem o benefício do vale transporte e outros não, mas você não precisará gastar com isso e nem com alimentação fora de casa. O que reduz, e muito, seus custos;
    • Horários flexíveis: algumas vezes, o regime home office não requer a dedicação fixa de seis horas diárias de trabalho para o estagiário. Isso pode ser combinado entre a empresa e o profissional;
    • Mais conforto: trabalhando de casa, você pode usar roupas confortáveis e escolher o melhor ambiente para desempenhar suas atividades;
    • Economia de tempo: os estagiários online têm mais tempo livre para se dedicar a outras atividades. Afinal de contas, você não precisa enfrentar trânsito nem transporte público.

    Como encontrar oportunidades para estagiar trabalhando de casa?

    Fique de olho nas redes sociais

    Muitas empresas divulgam suas vagas de estágio pelas redes sociais, como Facebook, Instagram e, principalmente, LinkedIn, que é voltado para desenvolver relacionamentos profissionais. 

    Por isso, vale a pena seguir todas as organizações pelas quais você tem interesse e manter um monitoramento dedicado a elas. 

    Entre em contato com empresas

    Caso você tenha interesse em trabalhar em uma empresa específica, envie um e-mail ou mensagem perguntando se há oportunidades de estágio remoto disponíveis. 

    Pode não parecer uma medida efetiva, mas acredite, isso funciona quando você menos espera.

    Consulte a instituição de ensino onde você estuda

    Muitas instituições de ensino têm programas de estágio e parcerias com empresas que oferecem oportunidades na modalidade remota. Então, verifique com o departamento de estágios da sua faculdade.

    Utilize sites especializados

    Existem diversos sites especializados e dedicados a esta modalidade de estágio, e neles é possível que você encontre a vaga ideal para trabalhar de forma remota. Portanto, esteja sempre atento e verifique-os diariamente. 

    Dito tudo isso, fica claro que o estágio home office pode ser uma ótima oportunidade para aprender trabalhando e se dedicar ainda mais aos estudos, sempre de olho no futuro! 

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha uma carreira brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados