Empreendedorismo na terceira idade: por que não?

A imagem da terceira idade que busca pela aposentadoria e se deixa levar pelo ideal de sossego é cada vez mais raro. A inquietação, a perspectiva de não trabalhar, as ideias que surgem… Tudo é combustível para que a terceira idade, cada vez mais, busque abrir seu próprio negócio.

Em dados estimados pelo IBGE, haverá um total de 30 milhões de pessoas da terceira idade no Brasil em 2020. Com o número, vem uma dúvida: seriam todos aposentados? Graças a constante expansão do mercado, pode-se dizer que não. Que em 2020, muitos dessa estatística se tornarão parte de outra: de idosos empreendedores.

Estar na terceira idade significa estar velho para o empreendedorismo?

Do empreendedor novato ao veterano, o que importa é a ideia e como você a executa. O mundo empresarial não liga para idade, mas pelo que você pode apresentar, acrescentar e melhorar. Para o tipo de solução que seu ideal de negócio pretende ser.

Na verdade, pode-se até mesmo dizer que em fins empreendedores, o pessoal da terceira idade costuma ter uma vantagem essencial: experiência. O tempo de trabalho formal dá ao idoso a casca necessária para que adentre o mercado com mais coragem e uma direção de negócio melhor definida.

Porém, essa certeza deve sempre ser separada da teimosia. Ao envelhecermos, temos tendência de nos apegar às fórmulas usadas quando jovens. Chutamos no mesmo alvo que vimos chefes e superiores chutarem, anos atrás. Pior ainda, fazemos a mesma escolha que eles, pelo simplesmente motivo de que vimos funcionar.

O aprendizado é importante? Como tudo na vida, é claro! O que o empreendedor da terceira idade precisa estar atento, no entanto, é que problemas e soluções antigas são parte do passado. Elas são bagagem para que agora você construa seu negócio de forma mais segura.

Portanto, além de possuir uma mentalidade segura no poder da sua experiência, é necessário que se divida essa segurança com a coragem para absorver ideias novas, novos panoramas de negócios, pessoas e pensamentos novos. Tudo para que a mistura do antigo e do novo resultem em um negócio sólido e inovador.

O mercado está preparado para veteranos empreendedores, mas é preciso que o veterano também se prepare

Muito falamos sobre bagagem, o que se leva das experiências em trabalhos passados e em como manipulamos isso até tornar em uma ideia de negócio. Uma tão boa que nos faz contemplar o empreendedorismo mesmo na terceira idade. Mas, será que basta apenas isso?

Além da mente aberta às imparáveis novidades do mercado de hoje em dia, é preciso que o empreendedor se aprimore como empresário. Para a terceira idade, alguns itens já podem nem ser tão misteriosos, mas dominá-los é fundamental para melhores análises e, consequentemente, melhores negócios.

Informática: sua facilitadora

Nenhum processo empresarial hoje em dia passa longe de um banco de dados digital. Hoje, e no futuro, tudo é online, tudo depende de softwares e de gente capacitada para manipulá-los.

Você, da terceira idade e com um ideal empreendedor, quer se dar bem no mundo dos negócios? Comece aprendendo ou se aprimorando no domínio da informática. Assim, você terá ao alcance dos dedos muito mais oportunidades, networking e facilidades que um dia imaginou ser possível.

Quer uma dica? A Microlins tem um curso especial para os interessados em aprender mais sobre todo ambiente digital, desde o básico até mesmo os recursos multimídia. Interessou? Conheça mais sobre o curso Melhor Idade Conectada clicando aqui!

Inglês: o passo definitivo para se globalizar

Ponte para novas oportunidades, porta para novos negócios… Seja qual for a metáfora, nos dias de hoje, ela cabe para enaltecer a importância do inglês. Além de cercar todo mundo empresarial, fortemente integrada ao vocabulário empreendedor, está também em todo resto, como nos programas de computador.

Portanto, o empreendedor que quer o sucesso, além da perseverança, necessita daquele inglês afiado e preparado para qualquer situação. Com a velocidade dos negócios, não é de se estranhar que, de um dia para o outro, você necessite dele para seus negócios.

Se quiser saber mais, conheça o curso Inglês Adulto da Microlins. Construído e lecionado de forma especializada para adultos e pessoas da terceira idade, vai ajudar na elaboração e lapidação de seu vocabulário.

E então, tem mais alguma dica para empreendedores da terceira idade? Comente aqui embaixo e compartilhe seu conhecimento com colegas!

Se sobrou interesse, acesse o portfólio de cursos oferecidos de Microlins. Certeza que algo vai se encaixar com sua vontade, independente da sua idade!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados