Empreendedor Digital: o que é preciso para tornar-se um

Ser um empreendedor digital é uma das tendências profissionais do presente — e será no futuro! Com a Internet absoluta em grande parte do mundo, tendo cada vez mais pessoas conectadas, uma necessidade urge: as pessoas precisam consumir conteúdo.

Independente do seu formato ou assunto, a única exigência é que seja digital.

Empreendedor Digital

Vamos à teoria: o que é ser um empreendedor digital?

O empreendedor digital é aquele que cria um negócio exclusivamente online, sem necessitar de um lugar físico — ou mesmo um produto físico — para isso. Ou seja, seu negócio será oferecer algo, um serviço ou produto, digital.

Por exemplo, você pode ser um empreendedor digital ao criar e disponibilizar:

  • Vídeo-aulas que ensinem culinária.
  • E-books sobre algum assunto específico de TI.
  • Ter um blog que divulgue notícias sobre turismo.

E se você possuir alguma qualificação em uma área, pode aproveitar para ser um empreendedor digital dentro dela:

  • Sendo um desenvolvedor de aplicativos.
  • Sendo um designer.
  • Sendo um redator publicitário, de marketing ou jornalístico.

O que fica evidente é que o empreendedor digital é um profissional que entrega informação e conhecimento. No entanto, por conta do seu ambiente, ele está livre das amarras do mercado de trabalho comum.

Com horários flexíveis, é o empreendedor digital quem dita sua rotina de trabalho, podendo realizá-lo de qualquer lugar, desde que tenha conexão com a Internet e suporte básico necessário, como câmera, microfone e etc.

É claro que isso que não quer dizer que o empreendedor digital não trabalha. Ao contrário, como gestor do próprio negócio e responsável por tudo, é necessária muita dedicação para crescer. No entanto, a flexibilidade de horário e local torna tudo um pouco menos cansativo e estressante.

Como posso adaptar meu negócio a um empreendimento digital?

A Internet é um lugar repleto de inovações e criações disruptivas. Todo dia, profissionais se projetam com soluções novas em diversas áreas.

Por conta dessa liberdade, o empreendedor digital pode vir de qualquer setor do mercado — inclusive o seu.

Dar passos mais concretos rumo a um empreendimento digital de sucesso depende do seu planejamento. Conheça sua área, encontre uma dor em comum (melhor ainda se for algo inexplorado na Internet) e ofereça soluções eficientes para ela.

Os formatos e os canais utilizados para oferecer essas soluções também são importantes, mas primeiro é necessário entender qual será seu conteúdo e se ele terá relevância.

Feito isso, você deve traçar um perfil do público que quer atingir:

  • Como ele se relaciona com a Internet?
  • É do tipo que leria um e-book ou veria uma série de vídeo-aulas no Youtube?
  • Ele usa mais o celular ou um desktop?
  • Quanto tempo ele tem livre para consumir seu conteúdo?

Essas são as bases para que você comece seu próprio negócio na Internet e tenha um início promissor como empreendedor digital.

E lembre-se: para oferecer conteúdo, é necessário ter conhecimentos

As vantagens do empreendedorismo digital são muitas, mas quem está interessado deve se lembrar que, antes de tudo, é necessário conhecer e dominar uma área de conhecimento.

Seja ela branda, como culinária brasileira, ou específica, como animação digital 3D no software Studio Max.

Para ajudar você a alavancar sua carreira de empreendedor digital, a Microlins oferece cursos exclusivos, de qualidade e com grade flexível, para combinar com sua rotina moderna.

São opções indispensáveis, como Inglês Completo com Certificação TOIC, para você se relacionar com os mais diversos públicos e oferecer seu conteúdo em um dos idiomas mais falados do mundo.

E para dominar sua ferramenta mais usada, o computador, há também o curso Informática Essencial, que vai te integrar em todas as funcionalidades, inovações e boas práticas do seu parceiro de profissão.

Viu só como é possível ser um empreendedor digital de sucesso? Basta estudo, esforço e muita dedicação! E para tudo isso, você pode contar com a Microlins! Quer conferir outros de nossos cursos? Acesse nosso portfólio e se torne o profissional que o mercado deseja!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados