• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Cuidador de idosos: uma das profissões do futuro chega à Microlins Guarulhos

    Tudo o que você precisa saber para atuar em uma das profissões que mais cresce no país: o cuidador de idosos

    Caso você esteja pensando em começar a exercer a profissão de cuidador de idosos, saiba que o ofício está em plena expansão no Brasil, e pode ser uma ótima oportunidade de ter uma colocação no mercado de trabalho.

    Com o aumento da população idosa em solo brasileiro, esta função tem sido cada vez mais valorizada e requisitada em diferentes ambientes de atuação, como hospitais, casas de repouso e residências particulares. 

    Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho ao final do ano de 2018, o número de cuidadores aumentou em 547%. O que significa um enorme salto de 5.263 profissionais em 2007 para 36.720 em 2018. 

    E não é por acaso, já que os dados demográficos do país apontam uma modificação drástica na formação da população. 

    De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o total de pessoas com mais de 60 anos deve mais do que dobrar até 2050. Dessa forma, fazendo com que a terceira idade represente mais de 40 milhões de brasileiros.

    Além disso, o projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos foi aprovado em maio de 2019, trazendo uma série de recomendações para quem deseja ingressar na área.

    De acordo com o texto, esses profissionais deverão ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área, além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais, e atestados de aptidão física e mental.

    O que faz um cuidador de idosos?

    O cuidador de idosos é o responsável por atuar nas funções básicas de manutenção e prevenção da saúde voltada para as pessoas mais velhas.

    Com o dever de zelar pelo bem-estar físico e psicológico de pessoas com idade avançada, o cuidador irá acompanhá-la no decorrer do dia, tornando sua rotina mais fácil e agradável. 

    É este profissional que irá auxiliar nas necessidades básicas do dia a dia, como higiene, alimentação, companhia e remédios.

    Além disso, pode elaborar relatórios do atendimento prestado e comunicar anormalidades. 

    Pré-requisitos para atuar como um cuidador de idosos

    • Habilidade para trabalhar em equipe;
    • Saber trabalhar sob pressão;
    • Ter paciência;
    • Ter foco;
    • Saber controlar as emoções;
    • Ser cuidadoso;
    • Ser prestativo;
    • Ser resiliente;
    • Ter compromisso;
    • Ter compaixão.

    Curso de cuidador de idosos da Microlins Guarulhos

    Como ressaltamos, de acordo com o projeto de lei que foi aprovado em 2019, para atuar como cuidador de idosos, é necessário ter uma certificação de curso profissionalizante.

    E justamente pensando nas oportunidades que o mercado oferece atualmente para estes profissionais, é que a Microlins Guarulhos traz um curso completo, que o tornará absolutamente qualificado para a função.

    Dessa forma, tornando possível que você atue em diferentes áreas, e em uma profissão que cresce a cada dia em nosso país.

    Faça o melhor para você. Venha para a Microlins Guarulhos e tenha uma carreira brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados