Como ser um profissional completo

A busca pelo sucesso no mercado de trabalho é sem dúvidas a principal motivação de todo profissional. Mas para conquistar esse tão sonhado sucesso, é preciso compreender o que de fato as empresas estão buscando no profissional atualmente.

Hoje, as empresas buscam muito mais do que um colaborador tecnicamente qualificado. A palavra de ordem hoje no mercado de trabalho é profissional completo. Mas afinal, o que é e quais são as qualidades do profissional completo? Acompanhe os detalhes a seguir e entenda mais sobre o assunto:

O que é um profissional completo?

A palavra pode até assustar muitas pessoas, no entanto, um profissional completo é basicamente aquele que vai além do seu conhecimento técnico. Em outras palavras, o profissional completo é aquele que extrapola a sua aba de trabalho e gera valor para a empresa em outros aspectos.

Boa comunicação, constante atualização, espírito de liderança, gestão de conflitos e estratégias de sucesso são somente algumas das características e conhecimentos que caracterizam um profissional completo.

Hoje as empresas buscam muito mais do que um profissional especialista em uma única área e, neste caso, o profissional completo deve ter conhecimentos em áreas como recursos humanos, departamento pessoal, financeiro e marketing, além de toda a estratégia do mercado em que a companhia atua.

Mas como de fato de se tornar um profissional completo? Confira algumas dicas a seguir:

Entenda o básico de finanças

Sem dúvidas, as finanças de uma empresa representam uma área muito importante para todo o negócio e se engana quem pensa que somente os profissionais do departamento financeiro precisam ter conhecimentos nesse assunto.

Hoje, praticamente todos os setores de uma empresa estão vinculados à tomada de decisões e, consequentemente, ligados ao impacto financeiro da empresa. Portanto, ter conhecimentos básicos em finanças é uma das principais qualidades que um profissional completo precisa ter.

Busque por conhecimentos técnicos

Os conhecimentos técnicos são requisitos básicos para um profissional se tornar completo. Isso significa que você precisará dominar as atividades envolvidas em sua área de atuação e principalmente se manter atualizado. Dentro do contexto de conhecimentos técnicos, também é importante incluir os conhecimentos básicos em informática.

Aprenda a se comunicar

A boa comunicação é uma das principais (senão a principal) qualidades que um profissional precisa ter para se tornar completo. Em outras palavras, além de todo o conhecimento técnico, o profissional também precisa saber trabalhar em equipe e se relacionar com outras pessoas. A comunicação também engloba o conhecimento em outros idiomas, sendo o inglês o principal deles.

Seja multifuncional

Um profissional completo também precisa ir além de simplesmente desempenhar seu trabalho bem feito, mas também saber realizar o trabalho de outros colegas de maneira eficiente.

Por mais que os seres humanos sejam únicos, os cargos e as funções nunca são definitivos, ou seja, profissionais adoecem, são demitidos ou promovidos e, neste caso, se você souber fazer o seu trabalho e ainda souber desempenhar o trabalho de seus colegas, existem muitas chances de você prosperar profissionalmente.

Ame o trabalho que você desempenha

Gostar do que faz é indispensável para se tornar um profissional completo. Se você não gosta, deve simplesmente mudar de profissão e buscar fazer o que ama.

Ao fazer aquilo que se gosta, sua vida será ainda mais feliz e o dinheiro e a prosperidade serão consequências.

Tenha dedicação às tarefas

A dedicação deve ser uma das características principais de um profissional completo, ou seja, é importante desempenhar as atividades com as quais se comprometeu, prezando sempre pela qualidade e cumprimento de prazos. Essa característica tende a fazer com que o profissional se torne uma pessoa confiável e com a qual todos da empresa podem sempre contar.

Seja responsável

Um profissional completo também leva a responsabilidade consigo. Isto significa que além de cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas, ele também assume seus méritos e falhas. Neste contexto, ser responsável é também buscar pelo constante aprimoramento profissional para realizar as tarefas da melhor maneira possível.

As empresas estão cada vez mais focando seus esforços em resultados que envolvam menor custo/tempo e a busca por profissionais completos é a prova disso. Ou seja, o profissional que busca “pensar fora da caixa” e procurar constantemente aprimorar suas habilidades sai na frente para conquistar as melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Nós da Microlins Guarulhos somos especializados em cursos profissionalizantes e estamos promovendo o curso Profissional Completo.

Além de contar com 19 módulos com temas de alta relevância para o mercado de trabalho, o curso ainda permite a flexibilidade de horários. Acesse o nosso site e confira detalhes sobre o curso Profissional Completo. Certamente você irá adquirir habilidades e competências suficientes para obter sucesso no mercado de trabalho.

E você, quer se tornar um o profissional que as empresas buscam? Conheça o curso Profissional Completo da Microlins Guarulhos!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados