Como profissionalizar seu e-mail e ter mais credibilidade?

O e-mail pode ter perdido a relevância com a chegada de redes sociais e aplicativos de mensagem, porém, sua praticidade e formalidade revelaram que a ferramenta ainda serve bem aos profissionais.

Seja para uso formal ou informal, o e-mail é parte da carreira de um profissional bem-sucedido. Porém, para isso, é preciso de organização e também seguir algumas formalidades.

A comunicação via e-mail é essencial para quem quer fechar um negócio ou mesmo encontrar um novo emprego, sendo o principal meio de envio de currículos.

Por isso, é preciso ter atenção para tornar seu e-mail em uma ferramenta extremamente profissional, que lhe dê mais credibilidade e te ajude a aproveitar as oportunidades.

6 dicas para tornar seu e-mail mais profissional

A construção de uma carreira sólida começa na forma que você se comunica. O e-mail, como ferramenta principal de conversas corporativas, deve ser encarado com bastante seriedade e profissionalismo.

Não apenas na linguagem, mas vários outros pontos devem ser levados em conta ao criar seu e-mail profissional.

1# Mantenha a caixa de entrada organizada

Utilize os recursos de organização que seu e-mail fornece, como marcadores de importância e pastas. Os próprios provedores oferecem opções padrões, como “Importante”, “Compras” e etc.

Isso irá lhe ajudar a deixar sua caixa de entrada limpa e poderá separar cada um deles (logo, demandas ou pendências) por remetentes, temas ou qualquer outro critério.

2# Utilize os recursos dos provedores, como programar envios

Seu e-mail possui vários recursos de personalização, para que a caixa de entrada fique do jeito que mais lhe agrada, como a disposição de menus ou exibição dos e-mails.

Além disso, você pode antecipar as demandas e padronizar seus envios programando datas e horários, poupando tempo.

3# Mantenha seu endereço simples

Um e-mail profissional que passe credibilidade possui, antes de tudo, um endereço simples e formal.

Portanto, evite apelidos ou combinações esquisitas como “pedro_maneiro@…”. Procure utilizar seu nome social, evitando ao máximo pontos e travessões.

Isso facilitará sua identificação e evitará constrangimentos.

4# Entrou de férias? Programe um e-mail automático de aviso

Ao entrar de férias, sua caixa de e-mails não para. Portanto, para evitar estresses e reclamações, programe o envio de um e-mail automático de aviso, que explique o motivo de sua saída, data de retorno e um contato para que a pessoa possa recorrer.

5# Crie uma assinatura padrão para seus e-mails

Dê mais credibilidade ao seus envios configurando uma assinatura no rodapé dos e-mails.

Coloque seu nome, profissão, formas de contato (telefone, skype, site) e logo da sua empresa.

6# Use uma linguagem séria ao escrever e-mails, especialmente os profissionais

Por fim, o principal: a linguagem utilizada.

Saiba para quem você está escrevendo sua mensagem, entendendo se é necessário ser mais formal nas palavras, ou informal (mas nem tanto), como para conhecidos e colegas.

No geral, procure ser claro nas explicações e não pesar nos parágrafos (para que não fique grande). Use emojis quando possível, mas de forma comedida e expressões conhecidas, como sorriso e etc.

E você, como organiza seu e-mail profissional? Gostou das dicas? Então continue de olho em nosso blog para mais!

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