Cinco profissões que estarão em alta em 2022

Profissões que estarão em alta em 2022

Áreas como tecnologia, finanças, marketing e recursos humanos estão entre as com tendência de crescimento para o ano que vem.

A pandemia trouxe muitos desafios para todas as empresas e 2022 promete ser o ano da retomada econômica. Para isso, algumas profissões ganharam ainda mais relevância e importância.

Confira abaixo as profissões que estarão em alta em 2022

Tecnologia

As primeiras referências que vêm à cabeça quando pensamos em profissões que estão em alta são da área de tecnologia. Um dos profissionais que promete ser bem requisitado em 2022 é o que trabalha com análise de dados. 

Com tanta informação e tantos dados à disposição, é preciso ter a expertise para cruzá-los e usá-los da maneira mais eficiente possível. Saber usar o Excel, por exemplo, pode ser um grande diferencial na hora de montar seu currículo. 

Para quem gosta de “meter a mão na massa”, a robótica está cada vez mais em evidência e é uma ótima opção no roll das profissões em 2022. Otimizar tarefas é um dos diferenciais para que o profissional se destaque nesse ramo.

Finanças e Contábeis

A pandemia trouxe importantes desafios para as empresas – controlar os gastos para evitar problemas maiores – é um deles. Por isso, o profissional que trabalha com finanças e contábeis, ou seja, no coração da empresa ou do comércio, ganhou ainda mais relevância. 

Assim, o conhecimento especializado será o responsável por tomar as decisões mais assertivas respeitando o planejamento da instituição. Se a área financeira for mal, toda a empresa será penalizada. 

Se ela for bem, todos serão beneficiados. Dessa forma, quanto mais capacitado for o profissional de finanças, mais chances de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Marketing e vendas

O ano de 2022 será a grande oportunidade para que as empresas recuperem o que foi perdido durante a pandemia. Para isso, precisam ficar mais perto dos clientes em potencial. Aí entra o analista de marketing, especialmente o digital. 

Com tanta informação na internet e com concorrentes cada vez mais ativos, a empresa precisa mirar o alvo certo, ou seja, o público que deseja atingir. O analista de marketing digital entra com o desafio de descobrir tendências e usá-las a favor da instituição.

Após chegar nos clientes, outro profissional precisa entrar em ação: o vendedor. Isso mesmo, apesar de o e-commerce seguir em crescimento, o vendedor ainda é uma peça fundamental para as empresas e para o comércio. 

Saber atender, dominar técnicas de aproximação e conversa ajudam a fidelizar clientes. Desde que, claro, o profissional siga atento e acompanhe as tendências do mercado.

Logística

Uma das áreas mais abrangentes do mercado de trabalho é a de logística. Profissionais deste setor podem atuar em qualquer tipo de indústria. Para quem já ouviu falar, mas não sabe do que se trata, logística é o processo de coordenar, organizar e movimentar recursos (como matéria-prima, estoque e equipamentos) desde o armazenamento até o destino. 

Para quem compra online, por exemplo, é fundamental que o produto chegue rápido e em boas condições para que o cliente fique satisfeito. Aí entra o profissional de logística, responsável por otimizar os processos também para que os custos diminuam.

Recursos Humanos

Deixamos por último a profissão que escolhe todos esses profissionais. Recursos Humanos nunca sai de moda, mas mudou muito nos últimos anos. Com a necessidade de cada vez mais precisar contratar profissionais especializados, os recrutadores (analistas de RH e psicólogos) são cada vez mais essenciais. 

Eles precisam estar aptos a lidar com os mais diversos desafios que o mundo corporativo impõe. Além disso, o profissional deve estar sempre atento às mudanças do mercado, sobre como cada profissão vai se moldando, de acordo com as exigências e as novidades que vão surgindo.

O profissional de RH, junto com o diretor da empresa, costuma traçar a missão, os valores e princípios da instituição e são eles que norteiam a escolha dos profissionais que mais se encaixam no perfil da companhia. 

Uma terceira, e não menos importante, função de quem atua no RH, é organizar treinamentos e traçar perfis comportamentais para otimizar e aumentar a performance da equipe. Os dados obtidos nessas ações são fundamentais para detectar futuros novos líderes, desenvolvendo assim a capacidade individual.

E então, o que achou das profissões que estarão em alta em 2022? Para aproveitar aquela que te chamou mais atenção, conheça os cursos da Microlins Guarulhos!

Siga-nos nas redes sociais!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados