Autoconhecimento: por que você deve adquirir essa habilidade para ter sucesso profissional

sucesso profissional

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum”. Esta é uma famosa frase do templo dos Delfos na Grécia que retrata claramente a importância do autoconhecimento para todas as áreas da nossa vida.

E quando o assunto é a carreira profissional, não há como negar que o autoconhecimento é o grande responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer ser humano. Em outras palavras, é por meio do autoconhecimento (ou pela falta dele) que seguimos determinados caminhos que nos fazem estar exatamente onde estamos hoje.

Portanto, se você busca o sucesso profissional, continue acompanhando este artigo e saiba por que você deve adquirir esta habilidade.

A importância do autoconhecimento para o sucesso profissional

Tomar a decisão sobre qual carreira seguir ou quais caminhos percorrer para conquistar o sucesso profissional inicia-se com o autoconhecimento.

Por meio do autoconhecimento é possível identificar e desenvolver as competências técnicas e comportamentais de cada um e descobrir quais pontos precisam ser melhorados para conquistar o sucesso profissional.

Os profissionais que possuem essa habilidade sabem exatamente onde querem chegar e, deste modo, eles são mais bem preparados e focados naquilo que desejam. A falta de autoconhecimento muitas vezes é o grande vilão na hora de buscar por uma vaga de emprego, uma vez que, nem mesmo o profissional acredita na sua capacidade de desempenhar a função pretendida.

Como desenvolver o autoconhecimento

O profissional que sabe o que quer e tem clareza sobre as suas habilidades, vocação, dificuldades e limitações, sabe exatamente quais caminhos deve percorrer para alcançar o seu objetivo. Deste modo, desenvolver o autoconhecimento é essencial para quem busca o sucesso profissional.

E para desenvolver o autoconhecimento, algumas dicas são importantes:

Faça uma reflexão sobre a sua vida

Tudo o que vivemos é reflexo das atitudes e decisões tomadas ao longo de nossas vidas. Deste modo, refletir e analisar toda a sua trajetória de vida, desde a infância até os dias atuais, irá trazer as raízes de suas principais características. Assim, será possível trabalhar e ressaltar os seus pontos fortes e minimizar os fracos.

Além disso, a reflexão sobre a sua vida irá permitir analisar o que não deu certo e o que pode ser melhorado para obter melhores resultados futuramente.

Coloque no papel

Após refletir sobre a sua vida, nada melhor do que colocar os assuntos listados em um papel. Esta é uma excelente forma de reforçar e levá-lo a uma reflexão mais profunda sobre quem você é.

Procure criar listas com suas qualidade e defeitos, momentos marcantes de sua vida, coisas que você gosta de fazer, suas aptidões, seus sonhos e objetivos. Você também poderá fazer uma lista com coisas que você gosta e outras pessoas não, quem sabe esta é uma oportunidade de descobrir seus diferenciais e trabalhar neles profissionalmente.

Busque feedbacks

Saber o que as outras pessoas pensam sobre você é um dos principais exercícios de autoconhecimento, pois muitas vezes não enxergamos pontos fundamentais que precisamos melhorar e pontos que devem ser ressaltados.

Portanto, peça feedback de amigos, familiares e colegas de trabalho. O importante é buscar por opiniões sinceras e saber ouvir, mesmo que a resposta não lhe agrade, pois esta poderá ser uma ótima oportunidade de promover melhorias em sua vida profissional.

Descubra o que você gosta de fazer

É muito comum no mercado de trabalho, encontrarmos profissionais fazendo o que não gostam e infelizes com o seu emprego. Fazer o que gosta é um dos pontos principais para alcançar o sucesso profissional, portanto, é fundamental que você se faça a seguinte pergunta ” Eu estou fazendo o que verdadeiramente gosto?”.

Se a resposta for não, então comece agora mesmo a listar todas as coisas que você gosta e que desejaria fazer profissionalmente. Com isso, será possível buscar por maior conhecimento por meio de cursos adequados para ressaltar as suas aptidões.

Se você, por exemplo, gosta de tecnologia e quer trabalhar nesta área, então procure por qualificação profissional como programador, ou se você deseja trabalhar em uma grande companhia e alcançar altos cargos, é essencial começar um curso de idiomas.

Sem dúvidas, o autoconhecimento promove uma visão melhor sobre você, seus objetivos, seus pontos fortes e fracos e suas aptidões, sendo fundamental para a criação de uma carreira profissional de sucesso.

Portanto, comece hoje mesmo a exercitar a sua capacidade de autoconhecimento e aos poucos você verá que suas habilidades serão naturalmente moldadas pelas escolhas que você realizar para sua vida.

Gostou do post? Para conferir mais artigos sobre como se preparar para o mercado de trabalho, continue acompanhando nosso blog!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados