• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Autocad: como este programa é usado no mercado de trabalho

    Conheça a ferramenta que está em alta em diversos setores do mercado

    O AutoCAD é um software do tipo CAD – sigla para Computer Aided Design -, que surgiu em 1982, produzido pela empresa Autodesk.

    Para quem não está familiarizado com o programa, trata-se de um compilado de ferramentas destinado ao desenvolvimento de desenhos técnicos e projetos, tanto em 2D quanto em 3D.

    É um recurso cada vez mais valioso em um mercado de trabalho moderno e dinâmico, que necessita  de soluções rápidas, inovadoras e precisas. 

    O AutoCAD é, inclusive, o melhor, mais avançado e mais utilizado software do tipo. E pode ser aplicado em uma grande gama de áreas profissionais diferentes. 

    Ressaltando ainda mais a sua importância para quem quer desenvolver sua carreira e busca uma habilidade específica que será um diferencial no currículo.

    Ou seja, o cadista, como é chamado o profissional de AutoCAD, ao dominar a ferramenta e todos os seus recursos, se torna extremamente flexível, podendo atuar nos mais diversos setores. O que chama a atenção de muitas empresas.

    Ele é responsável pela elaboração de esboços e desenhos definitivos dos projetos, de acordo com as especificações dos equipamentos. Além de definir etapas do processo de fabricação, conferindo e avaliando os projetos a serem fabricados.

    Entretanto, é necessário ressaltar que uma formação profissional é essencial para quem deseja explorar o software e atingir melhores resultados na carreira.

    O curso profissionalizante de AutoCAD da Microlins, por exemplo, oferece todo o conhecimento e suporte para que você se desenvolva e se torne um expert na ferramenta.

    Confira a seguir os 3 diferenciais do AutoCAD

    Precisão

    O AutoCAD permite que você faça todo o detalhamento técnico de um projeto com precisão milimétrica. Além disso, é possível fazer desenhos 3D, cálculos estruturais, interpretação de desenhos complexos e reduzir erros nos projetos. 

    Velocidade

    O software proporciona, por sua tecnologia e automação, muito mais rapidez para fazer cálculos e concluir projetos. Qualquer ajuste se torna algo muito mais simples, quando comparamos com um projeto feito à mão, por exemplo.

    Ademais, a linguagem do AutoCAD é universal e permite fácil compartilhamento dos projetos com pessoas em qualquer lugar do mundo. 

    Inovação

    Por ser uma ferramenta que realiza cálculos e testa a viabilidade de um projeto com facilidade, o AutoCAD acelera todo o processo e permite que testes sejam feitos com muito mais destreza. 

    Aliando testes rápidos com compartilhamento ágil, é possível discutir as ideias com mais profissionais e trazer inovações para os projetos. 

    Áreas em que o profissional de AutoCAD pode atuar

    Arquitetura

    A arquitetura é, provavelmente, a área onde se utiliza mais amplamente o AutoCAD. Ele é usado para desenhar os projetos digitais de casas e edificações, o que facilita a visualização da proposta final.

    Além disso, algumas vantagens da sua utilização para o setor, são: 

    • Redução de custos – a ferramenta indica o material e a quantidade de cada produto que será utilizado;
    • Diminuição do tempo na elaboração do projeto;
    • Criação de diferentes projetos em um curto espaço de tempo.

    Indústria

    A ferramenta é muito utilizada por mecânicos industriais na criação de peças para veículos e máquinas. Sendo essencial na área, que exige cálculos e projetos extremamente detalhados. 

    Engenharia

    Na engenharia, tanto civil quanto mecânica, o cadista tem a responsabilidade de desenvolver projetos que serão interpretados por profissionais da área.

    • Engenharia civil – criação de plantas para simular edificações e realizar projetos de construção;
    • Engenharia mecânica – criação de desenhos de peças, produtos e equipamentos para diversos setores industriais.

    Design

    Para quem deseja trabalhar com design de interior, o AutoCAD é um grande facilitador. Isso porque o software permite estudar a circulação e a distribuição do mobiliário, e ainda separar tudo em camadas, apresentando desenhos de iluminação, disposição das instalações, pisos, etc.

    Além disso, a ferramenta pode ser utilizada na área de impressão 3D, pois é possível desenhar novos produtos e peças para praticamente qualquer coisa. Garantindo, também, a precisão das impressões. 

    Portanto, é possível perceber que o mercado está ávido por profissionais qualificados que dominem o AutoCAD. Que tal você entrar nessa e se profissionalizar?

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados