Atividades extracurriculares: escolha certa para seus filhos

Nesses tempos, falar de formação é muito mais que falar apenas de estudos. A tecnologia, a constante renovação das funções profissionais e o desenvolvimento da globalização afetam diariamente o mercado profissional.

Por isso, é importante que o jovem comece desde cedo a incrementar sua formação com uma ferramenta preciosa: as atividades extracurriculares.

Na escola, a grade de matérias oferecidas geralmente não é o bastante para preparar a criança para o mercado de trabalho. Os aspectos que as profissões de hoje exigem transcendem o comum e partem para o específico.

Ao realizar atividades diferenciadas, fora do tempo regular da escola, os jovens começam a desenvolver este segundo lado.

Como as atividades extracurriculares podem ajudar na formação do jovem?

É importante, antes de tudo, saber do que o jovem gosta e quais suas dificuldades normais. Essas atividades, em essência, servem para completar o ensino formal de uma forma mais específica, trazendo opções diversas. Portanto, entender suas afinidades e suas fragilidades pode ajudar muito no resultado posterior.

Tem dificuldade de se expressar? Um curso de teatro pode ser uma boa. Ele ou ela tendem a ser energéticos, mas dispersar a atenção? A iniciação em artes pode ser uma ótima escolha, já que apela para elementos chamativos e cuja realização exige foco e disciplina.

É assim que as atividades extracurriculares ajudam na formação. Capazes de apontar a direção futura da criança, também trabalham suas dificuldades e aprimoram seus talentos.

Questões sociais, mentais e emocionais, habilidades motoras e capacidades cognitivas… Tudo isso é afetado de forma positiva por um ensinamento específico e fora do horário regular da aula.

A grande diferença é que, em vez de ter contato apenas com o básico, o jovem passa a interagir com mais pessoas, áreas de atuação… Enfim, situações fora da sua zona de conforto.

O que isso ocasiona? Além da melhora na comunicação, essa atividade por si só é capaz de estimulá-lo a raciocinar melhor. Dessa forma, consegue destacar-se nos estudos até crescer e se tornar um adulto confiante, positivo e realizado.

Como o desenvolvimento do jovem está relacionado com as atividades extracurriculares que faz?

Tudo que mencionamos anteriormente nesse artigo deve ser encarado como uma forma de base fortificada. A partir daí, com o crescimento e inserção em desafios profissionais e acadêmicos, o (agora) adulto se vê sempre um passo à frente dos demais, pois possui conhecimentos trabalhados anos antes.

O que se vê num profissional cuja formação começou lá cedo, com participação em atividades extracurriculares específicas, de esportes à informática e oficina de escrita, é um nível maior de autoconfiança e auto estima.

Dessa forma, além de estar à frente intelectualmente, ele ou ela estão muito mais aptos a encararem os desafios, lidarem com vitórias ou mesmo derrotas durante seu trajeto profissional e pessoal.

Quais cursos a Microlins oferece que podem oferecer isso tudo ao seu filho?

Aqui, oferecemos uma variedade de cursos elaborados exatamente para quem busca se aperfeiçoar. Seja em busca do primeiro emprego ou apenas fortalecimento de conhecimento e do currículo, aqui nosso foco é ensinar com qualidade.

O curso de Informática Essencial da Microlins é ideal para apresentar as diretrizes da área e inserir o aluno nos usos mais comuns das ferramentas online e off-line pelas empresas.

Para os que gostam de desenvolver e se divertir, uma opção mais avançada, mas não menos requisitada em hoje em dia, é o curso de Programador de Games da Microlins.

Muito além desses, você pode conferir todo o portfólio de cursos da Microlins e escolher, junto do seu filho, qual será melhor para sua formação e seu futuro profissional!

Gostou das dicas de hoje? Então conte para gente, qual atividade extracurricular mais combina com seu pequeno?

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados