• Fale com a gente por WhatsApp!                

    As 5 maiores tendências do Design Gráfico para 2024

    Design Gráfico

    Saiba quais tendências do design gráfico vão bombar neste ano e esteja preparado para todas elas

    As tendências do design gráfico para 2024 já estão a todo vapor, e os profissionais da área devem estar atentos e preparados para todas as mudanças que devem surgir nas próximas semanas e meses. 

    Verdade seja dita, o mundo de hoje está em constante mudança e evolução, ganhando cada vez mais recursos para que as pessoas façam tudo o que se possa imaginar da forma mais prática possível.

    E isso não é diferente para o design, já que ele acompanha também a tecnologia e todas as ferramentas que ela proporciona, o que faz com que o setor seja extremamente dinâmico e se reinvente o tempo todo. 

    Dito isso, uma grande tendência que tem ganhado força é o pragmatismo criativo. Mas afinal, o que o termo significa?

    Ele se refere ao espírito livre da criatividade aliado a uma visão prática, onde a busca por modernizar os seus conceitos e torná-los cada vez mais valiosos impera. 

    Trata-se basicamente de uma combinação de beleza, diversão, inovação e lógica. Tornando o design atraente e cativante para que marcas e produtos alcancem o sucesso. 

    Além disso, outra linha notável é o uso de elementos 3D e 2D misturados, que criam uma experiência visual única e atrativa. 

    As cores doces, o design holográfico, formas e fontes psicodélicas, e elementos visuais inclusivos também serão tendências importantes em 2024.

    E para completar, o design gráfico neste ano tende a abusar da utilização de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina. Tecnologias que permitirão que os designers criem layouts personalizados, gerem imagens e até mesmo criem designs completos com base em dados e informações fornecidos. 

    Por isso, preparamos uma lista com as 5 maiores tendências que vão ditar o ritmo deste ano para que você também possa se aprofundar nelas. 

    5 tendências do design gráfico para 2024

    Personagens 3D / 2D + 3D

    A realidade virtual se faz cada vez mais presente nas nossas vidas e, por consequência, estamos nos acostumando a ver os elementos visuais 3D com mais naturalidade.

    Com a evolução da tecnologia, eles estão ficando mais reais e mais próximos de nós, e é por isso que este tipo de design se popularizou tanto, principalmente para a criação de personagens.

    Além disso, tem se tornado mais comum utilizar uma combinação de elementos 3D e 2D, já que o contraste chama a atenção, adicionando profundidade e resultando em lindas artes. 

    Candy colors (cores doces)

    Este é o momento das candy colors, também chamadas de “cores doces”, na sua paleta de cores. Você se lembra das terras encantadas, com unicórnios e cachoeiras coloridas? Pois, então. Esta é uma ótima referência!

    Uma boa ideia é acompanhar a tendência e utilizá-la em alguns dos seus trabalhos para trazer positividade e despertar a criança interior dos consumidores.

    Inteligência Artificial (IA)

    A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tendências de tecnologia para 2024, e possui uma série de aplicações no design gráfico, desde a criação de logotipos até a geração de layouts para sites e aplicativos.

    Uma das suas principais vantagens é a capacidade de criar designs personalizados e exclusivos para cada cliente, além de gerar textos. 

    Com a ajuda de algoritmos e aprendizado de máquina, ela é capaz de analisar as preferências e necessidades em cada trabalho para criar peças que atendam aos gostos dos clientes.

    Design inclusivo

    Em 2024, a neutralidade de gênero ganha os holofotes e será o ponto forte na comunicação das marcas.

    Ou seja, devemos nos deparar com personalidades brilhantes de forma neutra, capturando beleza e emoções únicas, com estereótipos tradicionais sendo desvinculados. 

    Espera-se uma redução no uso de cores consideradas específicas de gênero, e os layouts serão preenchidos com elementos de autocuidado, jóias e acessórios.

    Nostalgia / Retrô

    Em oposição aos designs futuristas, teremos também um retorno às décadas passadas, revisitando o clássico, onde a estética atemporal terá um papel crucial na promoção do consumo responsável.

    A tendência é que, como já vem acontecendo, as pessoas sigam aderindo ao vintage e explorando o patrimônio cultural de forma a buscar uma conexão mais profunda com o passado.

    Isso será refletido visualmente em paletas suaves e terrosas, fontes personalizadas inspiradas no estilo do século XX e ornamentos clássicos.

    Portanto, são muitas as novidades a serem exploradas em 2024, e não há tempo a perder – é preciso estar atualizado sobre todas elas.

    E se você gosta da área, mas ainda não está capacitado e não atua profissionalmente, conheça o Curso de Design Gráfico da Microlins e venha ter um futuro de sucesso conosco!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados