Estudar é uma prática que exige muito do seu corpo. As horas em frente a um livro, caderno de exercícios ou computador, são suficientes para sobrecarregar sua mente. Sem as corretas precauções, sua memória pode te deixar na mão e tornar inútil todo tempo investido.
E então, como evitar isso?
Uma coisa que muitos ainda não sabem, e que geralmente é pouco comentado, é sobre a importância que a alimentação tem nas suas condições mentais diárias. A memória, como qualquer outro atributo do seu corpo, pode ser prejudicada por uma alimentação irregular.
Mas, em conjunto com a alimentação correta, a memória pode ficar mais forte — e ajudar você a memorizar muito mais informações essenciais do seu estudo.
Que tal aprender alguns desses alimentos que, além de promoverem uma rotina mais saudável e balanceada, podem dar aquele gás para sua memória?
6 alimentos que melhoram sua memória e contribuem nos seus estudos
#1 Saladas ou chás com Sálvia
A sálvia, apesar de ter um gostinho meio amargo, pode cair muito bem se preparada em uma salada caprichada ou naquele chá especial para começar o dia.
O ingrediente é essencial pois tem o poder de potencializar sua concentração por algumas horas, deixando-o mais ativo e preparado para as horas de estudo.
Por isso, é ideal consumi-lo pouco antes de começar seus estudos.
#2 Alimentos que contenham Ômega-3
Encontrado em peixes do mar, como no salmão ou sardinha, e também em sementes de chia ou linhaça.
Esse elemento é benéfico para sua memória pois auxilia na interação dos neurônios, o que contribui na sua concentração e favorece seu aprendizado.
#3 Não esqueça do Ferro
Parte de alimentos como gemas de ovos, feijão, sardinha, carnes vermelhas (principalmente o fígado).
O consumo de ferro contribui para sua memória ao oxigenar o cérebro, isso fortalece sua parte metabólica e dá mais energia. Sem o ferro, você pode sofrer com anemia e sintomas como fraqueza, falta de energia e muitos outros.
#4 Já ouviu falar de Colina?
Encontrado na seja e em gemas de ovos, a Colina é um aminoácido importantíssimo para sua mente.
Ele contribui para suas células nervosas, o que potencializa sua cognição e turbina sua capacidade de memória.
#5 Que tal temperar com Açafrão?
O açafrão é um tempero bem conhecido de quem é mais chegado na cozinha.
Normalmente comercializado em pó, é um tempero que se destaca por sua cor (bem amarela) e seu gosto marcante. Sua maior característica evitar a morte dos neurônios.
Recomendado consumir cerca de 1 colher por dia, seja para temperar arroz ou carnes.
#6 Claro que não poderia faltar a Cafeína
Encontrado em cafés, chá preto ou verde e até no chocolate. A cafeína ajuda a manter sua mente alerta, a combater sintomas de fadiga e também de estresse, pois seu consumo libera endorfina.
No entanto, fica o aviso de que o consumo em excesso da cafeína (ou de qualquer outro alimento), não faz bem ao seu organismo e pode exercer efeitos contrários e prejudiciais ao seu corpo — e a sua memória.
E então, entendeu como os alimentos podem ajudar nos seus estudos e dar aquele empurrãozinho para melhorar sua memória? Manter uma dieta balanceada é o segredo!
E se você quiser estudo de qualidade, cursos qualificatórios para seu currículo ou para incrementar na sua carreira, que tal conferir o portfólio de cursos da Microlins? Conhecimentos completos e especializados em áreas como Inglês, Comunicação, TI ou Projetos, confira!