5 Dicas para retomar o hábito da leitura

Dicas para retomar o hábito da leitura

Dicas para retomar o hábito da leitura e que vão te ajudar a manter essa prática tão importante para a vida pessoal e profissional

Manter o hábito da leitura em tempos modernos como os que vivemos, onde existe um enorme fluxo de informações que nos atingem a todo momento, e onde o tempo parece se tornar escasso, pode ser mesmo um desafio.

Ainda mais durante os últimos dois anos, em que fomos obrigados a conviver de perto com a pandemia do novo coronavírus que assolou todo o mundo, e tornou algumas coisas ainda mais complicadas. 

É fato que o estresse do confinamento, restrições, trabalho em casa, entre outros fatores, pode ter te roubado um pouco desse sentimento incrível que a leitura traz à vida de qualquer um que se aventurar pelas páginas de um livro.

Mas é também verdade que ler é um hábito, e todo hábito exige treino, comprometimento, insistência e renúncia a outras atividades que possam te tirar desse foco.

Portanto, caso você tenha se distanciado da leitura nos últimos tempos, não se preocupe, pois está tudo bem. Existem algumas dicas que vão te ajudar a quebrar as primeiras barreiras da volta à leitura frequente. 

No entanto, o mais importante é que você não desista de trazer esse hábito de volta para os seus dias. Consumir literatura tem um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, e também no profissional.

Afinal, ter conhecimento sobre diversos assuntos nunca é demais. E você ainda aprimora a sua fala e a escrita, adquirindo um vocabulário maior, e abrindo novas oportunidades tanto no meio pessoal, quanto na sua carreira.

Confira a seguir algumas dicas para retomar o hábito da leitura

Descubra e foque no que você gosta de ler

É importante que você saiba quais tipos de livros despertam mais o seu interesse. Pois já que se trata da volta a um hábito, é melhor se formos por um terreno seguro e, também, descomplicado.

Depois que a leitura tiver virado rotina na sua vida, você terá tempo de sobra para se aventurar em terrenos desconhecidos, exóticos e complicados. Mas a princípio, opte pelo mais seguro. 

Lembre dos livros que leu durante a adolescência, ou ainda pense nos gêneros de filmes e séries que você mais gosta. Estes pontos te ajudarão na hora de escolher as suas novas leituras.

Crie pequenas metas

Como já dissemos, a sua dedicação será imprescindível nessa volta. E isso fará com que você mantenha o interesse pelo que está lendo, sem deixar a coisa esfriar.

Portanto, estabeleça pequenas metas que você poderá cumprir no dia a dia, e não fuja delas. Leve a sério e mantenha o foco, seja para ler 10 páginas por dia, 1 capítulo a cada dois dias, e por aí vai.

Encontre o local ideal e crie o seu ritual

Conhecendo a si mesmo, você poderá definir com facilidade se prefere um local silencioso ou gosta mais de ler enquanto escuta suas músicas favoritas, por exemplo. Então, faça testes para chegar ao resultado ideal. 

Preze também pelo conforto – mas nem tanto, para não adormecer enquanto lê -, e por locais bem iluminados, de preferência com luz natural. Essas coisas te ajudarão a manter o foco. 

Além disso, você pode criar o seu próprio ritual, tomando um chá ou café enquanto lê, acendendo velas e incensos, entre outros.

Não perca o ritmo

Ao começar um livro, é importante que você mantenha o ritmo e não fique muitos dias sem ler. Pois isso fará com que você esqueça personagens, datas, lugares, e perca de fato o andamento da história. 

Dessa forma, você se distancia da leitura e ainda, provavelmente, terá que voltar umas boas páginas para relembrar, o que pode incomodar bastante.

Alimente seu interesse

Uma boa forma de criar e alimentar o interesse pela leitura, pode ser frequentar livrarias, sebos e bibliotecas. Vendo-os de perto, sentindo seu cheiro e dando aquela folheada trará ainda mais vontade e gosto pela leitura. 

Seguindo esses passos, você certamente trará de volta o gosto pelos livros. O que vai te ajudar nos estudos e na carreira.

Faça o melhor para você, escolha a Microlins! Temos diversos cursos em áreas diferentes, escolha o seu e tenha um futuro brilhante.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados