5 dicas para conseguir o primeiro emprego

O ingresso no primeiro emprego parece bastante preocupante, mas isso só ocorre quando falta preparo por parte do candidato. Esse preparo não vem diretamente do conhecimento técnico mas de experiências pessoais. Como para ter essas experiências o futuro funcionário deve ter participado de várias entrevistas ou já ter trabalhado, fica difícil ser bem sucedido de primeira.

Mas calma! É para não tornar isso uma regra que elaboramos cinco sugestões para que você saiba como conseguir o primeiro emprego e se saia bem já na primeira tentativa de ingresso no mercado de trabalho. Vamos às sugestões.

1. Esteja bem informado

Você descobrirá que até chegar a trabalhar de fato vai passar por diversos testes. Alguns desses testes são em grupos, onde o RH procura por pessoas ágeis, com facilidade de comunicação e proativas, isso sem contar o conhecimento técnico.

Existem basicamente duas maneiras de ter um bom resultado nessas dinâmicas. A primeira é mais elaborada e lenta, mas traz benefícios para vida. Consiste em ler bastante, estar atualizado em relação aos principais assuntos técnicos e ter interesse em interagir fora da internet.

A segunda é estudar os valores e missões da empresa e conversar com alguém que já fez testes nesse mesmo local. Com essa informação, treine e estude a melhor forma de dar aquilo que o RH quer ver.

2. Elabore seu currículo

Nesta etapa deixe bem claro o que você sabe fazer e no que gostaria de trabalhar. Deixe para explicar o porquê somente durante as entrevistas. Um currículo deve ser algo simples e direto.

Parece óbvio dizer, mas não invente nada. Certamente descobrirão sua mentira. Se isso acontecer, torça para que seja durante a entrevista, caso contrário você sairá do emprego com uma imagem ruim.

Atualmente existem formas eletrônicas de fazer o currículo chegar no RH (quase sempre é assim). Contudo, é um grande diferencial se você puder entregar em mãos, perguntando na portaria pelo responsável pelas contratações.

3. Defina seu objetivo

De nada adianta entregar milhares de currículos em todas as empresas possíveis se você deseja trabalhar com algo em específico. No máximo, entregue em algo que esteja diretamente relacionado, como veremos mais à frente na dica sobre ter um plano B.

Se seu objetivo é trabalhar e continuar os estudos, tente inicialmente entregar em empresas perto de casa ou perto do local de estudo. Nesse caso também existe a possibilidade de iniciar realizando estágios. Para os estágios valem essas mesmas dicas que estamos dando.

4. Persista!

Nunca leve um “não” pro lado pessoal. As equipes de RH não sabem de sua história de vida ou de seus planos pessoais. O dever delas é de contratar um profissional que esteja de acordo com as necessidades da empresa.

Vencida a etapa de receber respostas negativas, pergunte se seu perfil não atende ao da empresa ou da vaga. Se for referente à vaga, é hora de investir em mais conhecimento, como cursos profissionalizantes ou ainda ganhar experiência.

5. Tenha um plano B

Ter um plano B não significa que o plano principal pode ser abandonado. Um emprego parecido pode ser suficiente para trazer experiência e facilitar sua entrada, ao mesmo tempo que traz a renda necessária para investir em mais educação.

O que não pode acontecer é se acomodar nesse plano B. Lembre-se sempre da sua vontade inicial e vá se informando com quem puder sobre as atribuições desse outro cargo.

Com essas sugestões de como conseguir o primeiro emprego suas chances de já começar trabalhando com o que gosta certamente aumentarão. No fim, lembre-se sempre que tudo depende de você e que as derrotas devem funcionar como aprendizado.

Gostou dessas dicas de como iniciar sua caminhada profissional? Veja nosso curso e tenha mais informações de como conquistar seu primeiro emprego!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados