• Fale com a gente por WhatsApp!                

    4 passos para criar um planner de estudos super eficaz

    Saiba mais sobre uma ótima estratégia para alavancar o seu desenvolvimento: o planner de estudos

    Sabemos que a correria do dia a dia, que envolve diversas tarefas e responsabilidades, algumas vezes torna as coisas complicadas. Mas se organizar e fazer um bom planner de estudos pode ser um grande diferencial no seu desenvolvimento. 

    Esse tipo de planejamento tem se mostrado como uma das melhores estratégias para quem deseja otimizar a rotina e maximizar a produtividade, principalmente quando se adota um período de tempo não muito extenso. 

    A ideia é que dentro dessa prática seja possível controlar a sua evolução, tendo tudo muito bem organizado, com datas e horários, a fim de aproveitar ao máximo cada conteúdo que será estudado. 

    Por isso, o mais indicado é que se estabeleça um planner semanal onde você poderá priorizar suas tarefas, estabelecendo metas claras e acompanhando seu progresso ao longo de um período de 7 dias. 

    Seja para quem estuda por conta, trabalhando simultaneamente ou não, ou simplesmente para quem quer ter melhores resultados, ter um cronograma em mãos e colocá-lo em prática facilitará muito a sua vida. 

    E foi pensando justamente nisso que preparamos 4 dicas que irão te ajudar a montar um planejamento eficaz, sem que você se perca nos conteúdos e que gaste mais tempo do que o necessário. 

    4 passos para criar seu planner de estudos semanal

    1 – Tenha metas claras e realistas

    Definitivamente, o primeiro passo, antes de começar a preencher o seu planejamento, deve ser a definição de metas claras e realistas, que te ajudem a manter uma boa sequência de resultados. 

    Isso é imprescindível para que o foco seja mantido e também para determinar quais atividades são mais importantes e urgentes.

    Sendo assim, vale ser bastante específico ao definir as suas metas. Por exemplo, ao invés de simplificar uma tarefa colocando-a como “estudar matemática”, seja mais preciso e defina-a como “resolver X exercícios de geometria das páginas X”. 

    Dessa forma, fica muito mais fácil acompanhar o seu desenvolvimento em cada matéria, e também serve como uma ótima ferramenta para que você se mantenha motivado. 

    Além disso, leve em consideração o tempo disponível para os estudos, outros compromissos e até mesmo suas capacidades individuais, para que as metas sejam realistas.

    Pois ao adotar metas inatingíveis, elas apenas irão gerar frustração e prejudicar tanto o seu progresso, como a sua motivação. 

    2 – Tenha horários fixos de estudo

    Estabelecer horários fixos para os estudos é uma ótima forma de criar uma rotina consistente, onde será possível treinar seu cérebro para que ele se concentre em determinadas atividades durante este período.

    Por isso, analise sua agenda e identifique quais partes do dia você tem disponíveis, e em quais delas você se sente mais apto a desempenhar essas tarefas.

    Pode ser logo pela manhã, antes do trabalho ou das aulas, ou ainda à noite, quando estiver mais tranquilo. A ideia é escolher um momento em que você se sinta mais focado.

    E, por fim, trate os horários marcados no seu planner semanal como compromissos inegociáveis, que não podem ser remarcados ou remanejados. Dessa forma, você terá mais chances de seguir seu plano e evitar distrações.

    3 – Tenha senso de urgência

    Nos estudos, assim como em tarefas na vida profissional, nem tudo que precisa ser feito é igualmente importante. Por isso, vale ter um senso de urgência afiado, que te ajudará a colocar as coisas em uma fila de prioridades.

    Na hora de preencher seu planejamento semanal, verifique as tarefas mais relevantes para priorizá-las, e liste as atividades que têm prazos mais apertados ou são essenciais para que você progrida em uma determinada matéria.

    A dica aqui é ter em mente que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. E, sendo assim, o melhor é se concentrar naquilo que realmente importa e que fará diferença no seu desenvolvimento.

    4 – Faça ajustes

    É preciso deixar muito claro que o que dissemos sobre manter compromissos de estudos inegociáveis continua valendo. 

    Contudo, é preciso lembrar que a vida muda com frequência e que a ideia de adotar um planner semanal, é também pela facilidade com que se pode alterar as coisas de uma semana para outra. Mas sempre respeitando o que for definido.

    Portanto, avalie regularmente seu planejamento e faça os ajustes necessários. Seja flexível a ponto de entender quando determinada estratégia não está funcionando ou se você está se sentindo sobrecarregado.

    Além de tudo isso, sempre tenha como prioridade a sua saúde. Afinal, você vai precisar dela para se dar bem nos estudos e na sua carreira profissional. 

    Faça o melhor para você. Venha para a Microlins e tenha uma carreira brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados

    Enviar uma mensagem
    Mais Informações!
    Bem vindo a MICROLINS GUARULHOS, diga como podemos ajuda-lo (a)?