4 dicas para ter mais produtividade na rotina de estudos

Ninguém merece passar horas e horas sentado em frente a escrivaninha e só depois se dar conta de que não conseguiu aprender nada. Essa é uma cena muito comum, característica de quem sofre com a chamada falta de produtividade!

A produtividade nos estudos vai muito além do tempo que você passa estudando. Tem muito mais a ver com o que você consegue fazer com esse tempo, concorda?

Para conseguir ser mais produtivo, você precisa estar atento aos seus hábitos e criar estratégias que possam lhe ajudar a estudar melhor. Otimizar o tempo é fundamental para alcançar seus objetivos, aproveitar seu tempo e não se render a exaustão.

Então, que tal começar agora mesmo a mudar seu método de estudos e aumentar sua produtividade? 

Separamos 4 dicas de ouro que vão lhe ajudar nessa missão. Confira:

#1 Organize-se e trace objetivos palpáveis 

Não adianta querer estudar o mundo de uma vez só, toda a matéria em um único dia. Por isso, é importante que você determine quanto tempo você possui para estudar e, depois, organize-se dentro desse período.

Liste todas as tarefas que você pretende realizar naquele dia e estipule horários para finalizá-las. Isso fará com que você foque totalmente e não perca tempo procrastinando. Afinal, você tem um tempo marcado para vence-las.

Use uma agenda e/ou um calendário para tornar tudo mais visual. Isso facilita e muito na organização.

#2 Deixe o celular BEM longe

Se você é daquelas pessoas que não larga o celular, que se distrai com facilidade e que não pode ver uma notificação que já corre pra checar, saiba que você precisa se distanciar do smartphone para aumentar a sua produtividade.

Qualquer distração durante os estudos pode ser crucial para tirar sua atenção. E cada minutinho perdido conta muito no processo.

Por esse motivo, quando você for estudar, tente deixar seu celular em um local distante para evitar a tentação de querer trocar uma mensagem ou verificar os stories do Instagram.

#3 Descanse

Se você acha que ficar horas e horas a fio com a cara nos livros é a chave para o sucesso nos estudos, você está enganado. O seu cérebro tende a se cansar depois de muito tempo estudando, fazendo com que ele absorva menos informações.

Para aumentar a produtividade, tente fazer pausas quando sentir-se cansado. Coma algo, converse com alguém, faça uma caminhada com o cachorro… isso refrescará a sua mente e fará com que você volte a estudar com muito mais gás.

#4 Crie metas e recompensas para as mesmas

Uma maneira muito legal de potencializar os estudos e aumentar a produtividade é traçar metas e recompensas.

Por exemplo: se você conseguir dar conta de uma determinada disciplina naquela semana, você se “presenteia” com uma saída com os amigos, uma ida ao cinema ou um tempo maior de descanso.

Assim você consegue se manter motivado durante todo o processo e, de quebra, ainda consegue fazer o que gosta e ficar pertinho de quem você ama.

E aí, gostou das nossas dicas? Se sim, não deixe de conferir os demais posts do nosso blog.  Foco total e bons estudos 🙂

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados