4 dicas para arrasar na redação de entrevista de emprego

Se você pensou que depois do vestibular ia se livrar pra sempre das redações, talvez você tenha se enganado. Hoje em dia, existem empresas que usam a redação de entrevista de emprego como critério de avaliação do candidato.

Além de trabalhar em equipe, comunicar-se de maneira clara, ser organizado e proativo, é muito importante que você tenha uma boa escrita e, em certos casos, até uma boa caligrafia (ela diz muito sobre você, acredite!).

E é por isso que as empresas têm feito uso da redação de entrevista de emprego. Sim! Aquela redação que você tanto fugia, volta a te assombrar mais uma vez.

Mas calma, não há motivo para pânico!

Como tudo na vida, se você preparar-se e dedicar-se para a redação de entrevista de emprego, certamente se sairá muito bem.

E nada como uma forcinha para te ajudar a mandar muito, né? Por isso, separamos algumas dicas essenciais para montar uma boa redação e garantir muitos pontos com o recrutador. 🙂

Confira!

Como fazer uma boa redação de entrevista de emprego?

#1 O tema

Em uma redação de entrevista de emprego o tema pode ser livre ou escolhido pela instituição. Se o tema for livre, fale sobre o seu trabalho, sua área de atuação, sua carreira, a empresa e seu desempenho no segmento em que ela atua.

Foque em algo que você conheça bem e que demonstre sua experiência profissional. E tente evitar assuntos polêmicos, tá bom? Não dá pra adivinhar qual é o perfil de quem vai avaliar sua redação, então melhor não arriscar.

#2 Divida o texto em três partes

Basicamente, você precisará dividir a sua redação de entrevista de emprego em três blocos: ideia, argumentação e conclusão.

Na primeira parte você deverá dar uma breve introdução do tema. Apresente-o, mesmo que ele tenha sido escolhido pela empresa. Escolha um caminho pelo qual você vai desenvolver seus argumento e siga-o.

Depois de apresentar o tema, aí você vai argumentar sobre o assunto. Quanto mais referências no assunto você tiver, mais será positivo para você. Então não deixe de mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sobre o tema.

Finalmente, você vai concluir a redação. Neste ponto, retome a ideia inicial e apresente sua conclusão.

#3 Seja claro, simples e direto

Você não precisa usar palavras extremamente rebuscadas ou se alongar muito no tema apenas para “encher linguiça”. A objetividade e a clareza das informações são o ponto mais importante da sua redação de entrevista de emprego.

Coloque-se no lugar de quem está avaliando e se pergunte: “existe a possibilidade da pessoa não entender algo do que está escrito?” “Precisaria explicar algo para facilitar a compreensão?”

Se a resposta for sim, talvez o texto não esteja bom o suficiente.

#4 O que evitar?

Existem algumas coisas que você pode evitar durante a produção da sua redação de entrevista de emprego, que podem comprometer o seu desempenho na atividade. Fique de olho:

• Não utilize abreviações;

• Não faça uso de gírias;

• Não exagere no uso de termos em inglês;

• Evite repetições de palavras e frases;

• Cuidado com os erros ortográficos (estes são cruciais! Fique atento);

Com estas super dicas nós não temos dúvidas que você vai arrasar na sua redação de entrevista de emprego. Prepare-se, dedique-se e o mais importe: fique tranquilo!

Dê o seu melhor e as oportunidades virão! 🙂 Se você quiser mais dicas como esta, é só ficar de olho no nosso blog! Toda semana tem conteúdo fresquinho para você, com materiais sobre carreira, estudos e mais!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados