• Fale com a gente por WhatsApp!                

    4 dicas de marketing pessoal para você conquistar um lugar no mercado

    Em um momento em que muitas pessoas capacitadas e com boa formação nem sempre são absorvidas pelo mercado de trabalho, ser apenas um bom profissional já não é mais suficiente.

    Quem deseja conseguir um bom emprego ou crescer na carreira precisa destacar-se no contexto onde está inserido. Somente após ser notado é que ocorre o reconhecimento pelas competências e habilidades técnicas.

    Conseguir isso e simultaneamente apresentar sua capacidade como profissional é um desafio que se inicia no marketing pessoal.

    Definindo marketing pessoal

    O marketing pessoal leva em consideração a aparência, postura e comunicação.  Esses são alguns atributos que são observados em poucos segundos após um primeiro contato. Essas ações visam melhorar a imagem do profissional, lembrando que toda imagem deve estar fundamentada com conhecimento técnico e ser diferenciadora.

    Assim, é possível definir marketing pessoal como um conjunto de ações que promovem o produto (neste caso o próprio profissional). Essa promoção é destinada aos clientes, que são os superiores na empresa, recrutadores, colegas de trabalho, etc.

    Vendendo-se como um profissional

    Para facilitar a vida de quem quer se promover, elaboramos algumas ações para desenvolvimento de um marketing pessoal efetivo. Elas vão desde manter uma aparência coerente com o ambiente à utilização das redes sociais como divulgador de trabalho. Vamos às dicas.

    1. Capriche na comunicação

    É necessário dar muita importância à boa comunicação, pois é por meio dela que todo o resto acontece. Fluidez e naturalidade são pré-requisitos para se apresentar como bom profissional.

    Quem tem facilidades para se expressar consegue argumentar melhor e passar aos outros suas vontades. Melhor ainda se essa facilidade funciona em todos os momentos, isto é, desde posts em redes sociais como para pedir promoções no serviço.

    Faz parte também da comunicação o tom de voz, a postura, cordialidade e o que se fala. Isso quer dizer que falar alto, rir demais e não cumprimentar são atitudes que não devem fazer parte da imagem que estamos tentando construir.

    2. Defina bem suas qualidades

    Ao definir no que você é bom e fazer com que as outras pessoas saibam, não ocorre mais a possibilidade de passar despercebido. Ser reconhecidamente bom em um determinado tópico fará com que sempre que o assunto surja, as pessoas se lembrem de você.

    No entanto, existe uma linha tênue entre se gabar e valorizar-se o suficiente. Ninguém gosta de quem não para de ficar se gabando do que consegue fazer. Encontrar esse limite é um exercício de observação.

    3. Invista nas redes sociais

    Uma boa maneira de demonstrar suas capacidades é por meio das redes sociais, mais em específico no Linkedin. Lá existe a possibilidade de gerar conteúdo relevante sobre sua área de atuação.

    Ao lerem o que você tem para escrever e constatarem que esse conteúdo é útil, recrutadores e superiores verão seu potencial de criação além do conhecimento técnico.

    Quanto às outras redes sociais, vale a regra do bom senso. Em um cenário onde todos veem tudo, é bom manter discrição e boa conduta nas discussões, até mesmo nos assuntos mais banais.

    4. Vista-se como um profissional

    Em termos mais simples, é a embalagem do produto. Assim como uma embalagem, suas roupas devem transmitir seriedade independentemente da cultura da empresa.

    A ideia neste caso é não chegar aos extremos. Ou seja, em situações que exigem formalidade, não use um terno e gravata borboleta. Em ambientes informais, não vá de chinelo de dedo. Exageramos nos exemplos, mas você entendeu a mensagem!

    Todos querem ser reconhecidos naquilo que fazem. Se isso pode acontecer, que ocorra da melhor forma possível. Claro que tudo que sugerimos deve ser treinado e incorporado na vida aos poucos, até que aconteça a formação completa da imagem de bom profissional.

    Com essas sugestões certamente sua primeira impressão será melhor e todos o verão de forma mais positiva, seja no trabalho ou na faculdade.

    Gostou de saber o que é marketing pessoal e como utilizá-lo para melhorar sua imagem profissional? Acesse nosso blog e veja mais dicas de carreira e estudo!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados

    Enviar uma mensagem
    Mais Informações!
    Bem vindo a MICROLINS GUARULHOS, diga como podemos ajuda-lo (a)?