• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Zona de conforto na carreira: como iniciar o ano se programando para sair dela

    Zona de conforto na carreira

    Saiba como começar o ano saindo da zona de conforto e investindo em você mesmo para ter uma carreira brilhante

    Escolhas seguras e confortáveis, sejam na vida pessoal ou na carreira profissional, fazem parte da natureza do ser humano, e muitas vezes podemos ter a impressão de que elas são as únicas opções disponíveis. 

    Porém, na verdade, é possível que ao seguir esse caminho, você esteja apenas freando o seu próprio sucesso, essencialmente pelo medo de se arriscar e de encarar novos desafios, ou apenas por comodismo. 

    Muitas vezes também nos sentimos tão presos à rotina do trabalho e do dia a dia em casa, que se torna ainda mais difícil enxergar a zona de conforto na qual estamos inseridos, e consequentemente mais complicado se libertar dela. 

    Encontrar-se em uma situação assim pode até proporcionar uma certa sensação de segurança e estabilidade, mas também pode significar que você está simplesmente estagnado. 

    Afinal, a busca por crescimento e sucesso na carreira profissional, na maioria das vezes, requer não apenas muito trabalho e planejamento, mas uma boa dose de ímpeto e coragem para ir além daqueles que parecem ser os seus limites. 

    Mudanças fazem com que você se coloque em movimento e abra caminho para novas descobertas e para a evolução. Pois ao se arriscar, é possível se surpreender com resultados, adquirir novas experiências e, sobretudo, ganhar confiança em si mesmo.

    Por isso, é fundamental estar sempre alerta e não se deixar levar pela zona de conforto, fazendo frequentes esforços para sair dela e explorar as tantas possibilidades que a vida pode oferecer. 

    Como sair da zona de conforto na carreira?

    Compreenda a zona de conforto

    A zona de conforto, embora acolhedora, é muitas vezes o local onde o crescimento deixa de existir. Ela representa um estado em que as atividades são previsíveis, as habilidades são familiares e a ansiedade é mantida em um nível mínimo. 

    Identificar essa zona é o primeiro passo para reconhecer a necessidade de mudança. Pois conforto não é sinônimo de progresso, e a compreensão disso é essencial para desencadear o impulso necessário para a evolução.

    Conheça a si mesmo

    Depois de compreender a situação em que você se encontra, é hora de focar no autoconhecimento, que será fundamental para assimilar quais partes da sua vida profissional precisam ser modificadas. 

    Uma boa opção é começar identificando seus pontos fortes, além de pensar em como aperfeiçoar os fracos, buscando entender quais tarefas são as que mais te satisfazem no trabalho.

    É válido também se questionar sobre onde você pretende chegar na sua carreira, sobre o seu desempenho profissional nos últimos anos e se está satisfeito por ter chegado onde está hoje. 

    Dessa forma, ficará mais fácil visualizar cada aspecto que está sendo avaliado, trazendo ainda mais clareza para todo o processo. 

    Estabeleça metas

    Agora, após feita a reflexão necessária para se conhecer melhor e saber para onde está indo, é chegada a hora de estabelecer metas. E nesse momento, é muito provável que você já saiba o que fazer daqui em diante.

    Independentemente dos objetivos que pretende alcançar, é imprescindível que cada passo seja programado, a fim de encurtar o caminho e eliminar possíveis problemas nessa jornada. 

    Por isso, coloque tudo no papel, pense em cada detalhe, estipule metas e tenha em mente que o sucesso na sua carreira depende unicamente do quanto você está determinado a agarrá-lo. 

    Aceite desafios

    A saída da zona de conforto frequentemente exige coragem para enfrentar desafios e assumir riscos calculados. Isso pode envolver mudanças de emprego, aceitar responsabilidades mais desafiadoras ou lançar-se em projetos inovadores. 

    A capacidade de avaliar esses riscos, calcular as possíveis consequências e agir de maneira decidida, é uma habilidade valiosa que além de impulsionar o crescimento profissional, também fortalece a resiliência. 

    Busque capacitação

    A busca constante pelo conhecimento é capaz de ampliar seus horizontes e alimentar a curiosidade necessária para explorar territórios desconhecidos na sua carreira.

    Para sair da zona de conforto, é necessário estar frequentemente em busca de inovação e capacitação. E mais do que isso, estar plenamente apto para enfrentar os desafios profissionais que estarão por vir. 

    Sendo assim, optar por um curso profissionalizante é uma medida fundamental nesse processo, visto que se trata de uma modalidade de estudo que tem sido a principal escolha entre aqueles que desejam obter maiores chances no mercado de trabalho.

    Portanto, se você deseja sair definitivamente da zona de conforto na sua carreira, invista em você mesmo e trabalhe duro para chegar até os seus objetivos.
    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados