Vestibular este ano? Veja nossas dicas para estudar sozinho

O vestibular é um momento delicado e importante na vida de todo mundo. É nele que se concentram as esperanças para um novo caminho, tanto pessoal como profissional. Estar preparado, no entanto, não é coisa fácil.

Na maioria dos vestibulares, principalmente para aquelas áreas mais ambiciosas, a dificuldade é certa. Os conteúdos são muito desenvolvidos e, por conta disso, as respostas devem ser também.

O segredo para quem quer arrasar no vestibular não poderia ser outro: estudo. Mas não qualquer tipo de estudo. É necessário concentração, foco e muita interpretação.

Porém, com a rotina diária e os compromissos de trabalho ou escola, fica complicado focar 100%. Na verdade, estudar sozinho é sempre muito difícil.

Mas não é impossível. Por isso, aqui trazemos algumas dicas sobre como você, estudante, pode se preparar para o vestibular. Anote tudo, hein?

Crie uma rotina de estudos focada nos conteúdos do vestibular

Por meio de um calendário semanal, você pode marcar seus horários e entender melhor todas as atividades que consomem seu tempo.

Assim, fica mais fácil para organizar sua rotina de estudos para o vestibular, otimizando seu tempo diário e definindo horários específicos para seu estudo.

Importante lembrar que, nessa etapa, é fundamental definir suas folgas e momentos para lazer.

O vestibular é exigente e amplo, por isso, estude todas as matérias

O vestibular é um teste onde todas as habilidade estudadas nos anos anteriores de estudo básico são exigidas. Mas são exigidas mesmo! Por isso, é importante que você estude tudo que conseguir.

Uma alternativa que sempre dá certo são as listas de atividades, simulados ou mesmo através dos vestibulares anteriores.

E claro, pode acontecer de você não ter tanta afinidade com uma matéria específica. As áreas de conhecimento — exatas, biológicas ou humanas — exigem conhecimentos bem diferentes.

O segredo está em entender qual a área que você vai seguir e focar o máximo nas matérias que mais pesam para ela. Um aspirante a engenharia civil, por exemplo, sabe que a parte de exatas é muito mais cobrada que biológicas. Então, não há problema em definir maiores e menores prioridades.

Fique ligado no tempo de estudo!

Esse item é complicado de definir. Deve-se estudar mais aquilo que não entende? Ou exercitar a área de conhecimento mais exigida no vestibular?

Como comentamos no item anterior, é seu vestibular quem define isso (também vale uma boa lida no edital). Não adianta gastar muito tempo de estudo em uma matéria que você não conhece — mas que não tem peso na sua prova.

O recomendado é que, uma vez definidas, você separe até 2h diárias para matérias que possuem maior peso no vestibular. Para as de médio peso, até 1h por dia. As de suporte (como redação) podem ter 30 minutos diários.

Bônus: Dicas valiosas para melhorar seus estudos!

  • Falamos de simulados, não é mesmo? Então não se esqueça de fazê-los!
  • Cursos são uma boa aposta para ficar preparado! Que tal um de inglês para ficar afiado no idioma ou um de informática para não perder as novidades do mundo?
  • Estude em um lugar com boa iluminação (seja nas horas de escrita como nas de leitura).
  • E essa postura ao sentar? Estamos de olho e você também deveria! Procure uma posição confortável — e recomendada — para ficar na cadeira.
  • No entanto, não se deixe levar pelo conforto… Faça exercícios e mantenha seu corpo ativo!
  • E claro: tenha suas horinhas de lazer e descanso, combinado?

Está aí! Algumas dicas básicas e super importantes para quem vai estudar sozinho para o vestibular. Tranquilo, certo? Então comece a focar no que interessa: os estudos!

Lembre-se de fazer bastante exercícios (normalmente encontrados nos livros didáticos ou apostilas de vestibular) e também de revisar seus resultados, certo?

Se você busca um curso profissionalizante que tem cara de curso preparatório, a Microlins pode te ajudar! Os cursos oferecidos são criados com base em conteúdo de qualidade. Ou seja, é conhecimento na certa para você. Que tal conhecê-los?

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados