Verdades e mentiras sobre a carreira de gestor empresarial

A carreira de gestor empresarial: Aquele perfil de líder autoritário ficou no passado e cada vez mais as empresas procuram pessoas com inteligência emocional para assumir cargos estratégicos.

Ser um líder inspirador, motivar e extrair o que há de melhor nas pessoas estão entre as qualidades de um gestor empresarial. 

Esse cargo cheio de responsabilidades exige de quem o ocupar uma visão ampla do negócio, mas também características interpessoais essenciais para fazer com o que os indivíduos se sintam parte essencial do processo e trabalhem para gerar o melhor resultado. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o que o mercado espera deste profissional.

O que faz um gestor empresarial?

Mas afinal o que faz um gestor empresarial? Ele é um líder estrategista responsável pela motivação das pessoas dentro da visão global de uma organização. Esta é uma posição de grande responsabilidade. 

O profissional precisa ainda analisar, planejar, construir, conduzir e monitorar as tarefas feitas pelas equipes de trabalho. 

O gestor empresarial também pode ser chamado de administrador ou líder, porém pode haver uma confusão em relação a esta última nomenclatura, pois nem sempre ela indica a ocupação de um cargo superior.

Gerente x gestor

Quando se fala em cargos de gestão, é comum a confusão entre gestor e gerente. Os dois profissionais ocupam posições estratégicas, porém com algumas diferenças. 

No geral, o gerente é aquele que controla um setor específico, responde por trabalhos e resultados, determina e foca nos processos e metas e tem uma atuação mais racional. 

Já o gestor irá liderar e motivar os colaboradores, ter uma atuação estrategista, servir como um agente de mudanças e usar muito a intuição. Enquanto o gerente lidera uma equipe, o gestor tem uma abrangência de atuação maior promovendo motivação, comprometimento e mobilização das pessoas. Mas vale lembrar que os dois cargos se complementam numa organização. 

Gestores inspiram

Além de liderar e fazer todas as funções estratégicas inerentes ao cargo de gestor empresarial, estes profissionais também são responsáveis por inspirar. Eles precisam praticar a gestão de forma assertiva, coerente e humana. Afinal, aquela postura de chefe que impõe a vontade sem argumentos, dá ordem e age com pouca inteligência emocional deveria fazer parte do passado. 

Gestores são vistos como exemplo e devem estar sempre motivados a buscar soluções e desafiar de forma saudável a equipe.

Características essenciais de um gestor

Você já percebeu que ser um gestor empresarial é algo que une habilidades técnicas com interpessoais. Assim, é muito importante se mostrar motivado, focado e disposto a perseguir os objetivos da empresa. 

Afinal, o gestor lidera pelo exemplo. Confira algumas características importantes para quem deseja ocupar um cargo de gestão.

  • Ter amor pelo o que faz.
  • Ter uma visão global de todo processo do mundo corporativo.
  • Motivar e inspirar pessoas.
  • Buscar constantemente crescimento pessoal.
  • Cuidar das pessoas e ter humildade.
  • Saber ouvir.
  • Ser responsável.
  • Ser resiliente.
  • Aumentar a produtividade e a qualificação da equipe.
  • Tomar decisões criativas e estratégicas.
  • Nunca estar satisfeito com os resultados. 

A rotina de um gestor empresarial

Ser um gestor empresarial é sobretudo ter um cargo estratégico. O profissional analisa e toma decisões o tempo todo. Cabe a ele motivar a equipe e, assim, uma das prioridades do gestor são as pessoas. 

Ele delega as tarefas, mas também coloca a mão na massa, monitora desempenhos e está sempre aberto a dar e receber feedbacks. Um bom gestor anda com a equipe e não fica sentado em uma mesa isolado das atividades. 

Principais desafios dos gestores empresariais

Como em toda profissão, ser um gestor empresarial também tem muitos desafios. Listamos alguns que fazem parte da rotina e não devem ser ignorados.

Assumir riscos

Gestores tomam decisões difíceis e que implicam no futuro das corporações. Assim, é comum assumir riscos na hora de tomar decisões.

Lidar com conflitos

Gerir pessoas significa também resolver conflitos. Quando eles acontecem, os gestores precisam agir rápido para que o restante da equipe não seja contaminado. Além disso, é essencial traçar estratégias para evitar os embates.

Velocidade de aprendizado

Ocupar uma função de gestor empresarial exige que a cada dia o profissional esteja pronto para lidar com pessoas e situações e assim aprender com elas. O que a organização quer é que você tenha equilíbrio, competência e racionalidade na hora de agir. E então, gostou de saber mais sobre a profissão de gestor empresarial? Aproveite e conheça agora os cursos da Microlins Guarulhos voltados para a área.

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados