• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Tudo sobre o que é ser um profissional Power BI

    profissional power bi

    Saiba como é atuar com o Power BI em uma das áreas mais promissoras da atualidade

    O Power BI é uma plataforma de análise de dados que tem cada vez mais conquistado espaço em companhias de diversos segmentos, se destacando por oferecer ferramentas que facilitam escolher as melhores decisões no ambiente corporativo.

    Nela é possível gerar, de forma simples e intuitiva, relatórios e dashboards visualmente criativos, imersivos e interativos, fazendo com que as informações coletadas sejam organizadas e transmitidas de forma assertiva.

    Dessa maneira, são coletados números, estatísticas, valores, listas e gráficos a fim de conceber documentos que levam a insights e ajudam nas tomadas de decisões para beneficiar a empresa. 

    O profissional que utiliza o Power BI para extrair todos esses importantes dados, é o de Business Intelligence, responsável por planejar, executar e analisar as estratégias corporativas.

    É ele que, com um olhar analítico afiado, identifica padrões, aponta soluções, otimiza processos e prevê cenários futuros. Tudo isso cultivando uma visão holística sobre tudo o que envolve tecnologia e o negócio da empresa em si. 

    As habilidades de um bom profissional de BI são imprescindíveis para mensurar procedimentos e resultados de forma a apresentar vantagens competitivas que venham a trazer resultados positivos para a corporação. 

    Habilidades de um profissional Power BI

    Programação

    Boa parte da rotina de um profissional de Business Intelligence envolve programar soluções, dentro do software de coleta de dados, voltadas a gerar informações estratégicas. 

    Estatística

    O conhecimento em estatística é fundamental na profissão, já que ela consiste em usar dados para tomar decisões que trarão resultados positivos à empresa.

    Portanto, isso significa compreender o que os números dizem, saber cruzá-los de forma inteligente e apresentar diagnósticos.

    Comunicação

    A área de Business Intelligence consiste na integração entre diferentes setores de uma corporação.

    Sendo assim, esse profissional precisa se comunicar de forma clara e assertiva, fazendo com que seus pontos fiquem claros e não haja ruídos. 

    Organização

    A organização é fundamental para o profissional de BI, já que ele precisa lidar diariamente com grandes volumes de dados para traçar suas estratégias.

    Proatividade

    Esta definitivamente não é uma habilidade exclusiva da área de Business Intelligence, afinal toda empresa almeja por colaboradores comprometidos e que tragam novas propostas.

    Contudo, nesse ramo, quanto mais você estiver ávido por apresentar soluções inovadoras, mais irá se desenvolver e alcançar novos patamares. 

    Atividades de um profissional Power BI

    Análise de tendências 

    Grande parte das tarefas de um profissional de Business Intelligence envolve observar o que acontece ao redor da empresa. 

    O que inclui analisar tendências e quaisquer estudos de mercado que possam validar seus apontamentos, encurtando o caminho da corporação até seus objetivos.

    Identificação de concorrentes

    A análise de concorrentes e suas respectivas ações no mercado também faz parte do trabalho desse profissional.

    Por isso, é necessário identificar as estratégias que estão utilizando e os resultados que estão conseguindo, pois estes dados podem influenciar suas próprias ações dentro da empresa em que trabalha.

    Identificação de oportunidades

    A inteligência vinda dos dados é um dos principais meios para uma empresa identificar oportunidades vantajosas, o que pode ser uma nova estratégia de comunicação, alguma mudança de posicionamento, entre muitas outras possibilidades.

    Organização e manutenção de dados

    Todos os dados devem ser devidamente organizados, e o profissional de BI deve se encarregar de geri-los apropriadamente. Sendo assim, precisa eliminar tudo o que não for necessário, e garantir fácil acesso ao restante.

    Criação de análises preditivas

    A área de Business Intelligence tem como foco olhar para o futuro, buscando sempre oportunidades e melhores resultados. 

    Portanto, com os dados necessários, o profissional deve traçar projeções que ajudem a empresa a enxergar novos cenários e encontrar os melhores caminhos para seguir.

    Geração de relatórios estratégicos

    Todas as informações levantadas pela equipe devem ser registradas em relatórios acessíveis. Eles são a principal ferramenta para comunicar seus diagnósticos para o restante da empresa.

    Otimização de softwares de dados

    É aqui onde entram as habilidades de programação e conhecimento tecnológico do profissional de BI. Ele precisa garantir o aprimoramento constante dos softwares usados pela companhia para coletar dados com cada vez mais qualidade.

    E se você deseja entrar para a área e se desenvolver na carreira como profissional de Business Intelligence, precisa conhecer o novo curso da Microlins de Power BI, onde você sairá pronto para o mercado de trabalho.

    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados