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    Saiba como ter sucesso como líder

    Muitas pessoas buscam entender o segredo por trás da arte de liderar uma equipe. O fato é que não existe uma fórmula mágica para se tornar um líder de sucesso, mas sim conhecer e aplicar alguns conceitos voltados para a gestão de pessoas.

    Diferentemente do que se espera de um chefe com a imposição de ordens, autoridade e até mesmo centralização de poder, um líder deve ter uma postura que privilegie não só os objetivos da empresa, mas também os caminhos para alcançá-los.

    Pensando neste assunto, separamos a seguir algumas dicas para que você possa aprender a ser um líder de sucesso. Confira!

    Conheça-se

    Para se tornar um bom líder é necessário conhecer as pessoas a serem lideradas. Mas, para isso, inicialmente é necessário conhecer a si mesmo por meio do autoconhecimento e da auto-liderança. E para isso, recomenda-se separar alguns minutos diários para refletir sobre a sua atual maneira de liderar.

    Procure se colocar no lugar dos membros da equipe que está sob a sua liderança e analise o que pode ser ajustado para que você progrida como líder.

    Forneça feedback

    Fornecer feedback é uma maneira de mostrar aos membros da sua equipe se eles estão tendo um bom desempenho. Essa prática também mostra a importância de cada membro da equipe, criando um relacionamento de confiança mútua.

    Recompense o bom desempenho

    Um líder de sucesso sabe reconhecer um trabalho duro e coletivo de sua equipe e sabe identificar esforços sem se importar com resultados. Deste modo, por meio de recompensas é possível estimular seus funcionários a chegarem juntos aos objetivos traçados.

    Crie positividade no ambiente

    Outra ação importante para se tornar um líder de sucesso é a criação de um ambiente/cultura de trabalho positiva. Assim, com simpatia e respeito é possível motivar os funcionários, criando uma atmosfera agradável que aumenta a força de vontade individual de cada membro.

    Invista em relacionamento

    Um bom líder deve ter em mente que pessoas devem ser lideradas e coisas devem ser gerenciadas. Em outras palavras, gestão está relacionada a metas, processos, recursos, orçamentos, etc. Já liderança está relacionada a pessoas. Portanto, não tente controlar pessoas como se fossem coisas, mas lidere-as fazendo uso de relacionamentos transparentes e confiáveis.

    Promova segurança para a equipe

    Muitos líderes costumam intimidar sua equipe apenas pelo seu nome, poder ou título. No entanto, líderes de sucesso encorajam os membros a expressarem suas opiniões, ou seja, incentivam a equipe, criando um ambiente seguro em que todos tenham confiança para expor seus pontos de vista.

    Não confunda liderança com chefia

    O chefe ou “falso líder” costuma ser temido pelos funcionários e, no geral, costuma isentar-se de uma responsabilidade, colocando a culpa em sua equipe quando algo não sai conforme o esperado ou tomando os méritos para si quando o objetivo é alcançado. Por outro lado, o líder divide as responsabilidades, identifica habilidades e encontra o melhor caminho em prol do sucesso de toda a equipe.

    Lidere pelo exemplo

    Existe uma frase que diz: “Se você quer que as pessoas se inspirem em você, faça na mesma intensidade com que fala”. E esse é justamente um dos papéis de um líder de sucesso, ou seja, deixar suas atitudes falarem mais alto do que suas palavras.

    Um líder é constantemente observado e, deste modo, deve ser exemplo de excelência para que os membros da equipe possam se espelhar nele.

    Pratique a humildade

    Líderes de sucesso possuem a coragem e humildade para reconhecer seus fracassos, erros, pontos fracos e principalmente fazer com que outras pessoas se disponham a ajudá-lo.

    Um bom líder é capaz de se desculpar pelas suas falhas, transmitindo a mensagem de que está em busca de ações corretas constantemente.

    Aproveite talentos da equipe

    Toda equipe possui um talento único e reconhecê-lo é um fator muito importante para um bom líder. Mas mais importante do que identificá-lo é saber usá-lo.

    Assim, fazendo uso das dicas acima, um líder consegue conhecer mais a fundo a sua equipe e passa a ser capaz de identificar as habilidades únicas de cada membro e utiliza-las em situações específicas.

     

    Sem dúvidas, liderança tem sido um assunto cada vez mais discutido na atualidade e o grande fator para este tema estar cada vez mais em pauta é que líderes têm se tornado membros cada vez mais importantes dentro das empresas. Um grande exemplo de líder na atualidade foi Steve Jobs, que mostrou claramente o que é ser um líder de sucesso. Podemos afirmar isso, não só pelo fato dele ter administrado uma empresa líder em seu segmento, mas por ter criado uma cultura de liderança inovadora que levou sua empresa a tal patamar.

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