• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Pedir emprego por e-mail? Como se sair bem nessa tarefa

    Pedir emprego por e-mail

    Saiba como não cometer gafes e aumentar as suas chances de conquistar uma vaga ao emprego por e-mail.

    Pedir emprego por e-mail pode até não ser uma prática tão comum assim, mas tem acontecido com muito mais frequência do que em outros tempos, e é algo que precisa ser melhor discutido. 

    Hoje, muitas empresas contam, inclusive, com portais de atendimento em seus sites destinados justamente para quem deseja se candidatar a uma vaga, mandando uma mensagem e anexando um currículo. 

    Essa prática é considerada como uma carta de apresentação, que é um documento de pedido de emprego enviado em conjunto com o CV, e geralmente pode ser feita pela área de “Trabalhe Conosco” na página oficial da corporação. 

    Sendo assim, é importante ter em mente que este é apenas um primeiro passo para que você possa ser selecionado para um processo seletivo presencial, que contará com entrevistas, dinâmicas e outras atividades de praxe aplicadas por recrutadores. 

    Além disso, é imprescindível saber de que forma irá se comunicar através de um e-mail de pedido de emprego, para que você não perca a chance de conquistar uma desejada vaga, apenas por conta de alguns erros comuns que podem ser facilmente evitados. 

    Portanto, leve em consideração que o objetivo de enviar uma mensagem com intuito de se candidatar a uma vaga, é fornecer informações sobre sua experiência e habilidades para o recrutador de forma rápida e simplificada.

    Antes de se candidatar, também faça uma pesquisa sobre a empresa, sobre as funções que estão alinhadas com o seu perfil profissional e se há processos seletivos abertos para vagas que você deseja. 

    E para que você possa ter mais chances, procure anúncios de vagas que divulguem os endereços de e-mail do responsável ou área de recrutamento da empresa, e envie uma mensagem direcionando sua candidatura.

    Confira algumas dicas para emprego por e-mail

    Assunto

    Grande parte dos e-mails são filtrados pelo próprio sistema e caso estejam sem assunto, vão parar na caixa de spam. 

    Portanto, facilite sua identificação e evite que isso aconteça incluindo seu nome e o cargo pelo qual tem interesse já na linha de assunto da mensagem.

    Saudação

    Nem sempre é possível, mas quando for, direcione seu e-mail para uma pessoa específica – no caso, o recrutador responsável pela vaga que você deseja.

    Faça uma pesquisa no site da empresa ou tente ligar para o escritório central para se informar sobre quem é o profissional designado para a área de recrutamento e solicite seu nome e e-mail.

    Caso não consiga, você poderá cumprimentar com “Caro Recrutador (a)”, ou até com “Nome Recrutador, bom dia!” ou “Nome Recrutador, boa tarde!”.

    Mensagem do e-mail

    O corpo principal do e-mail servirá como uma carta de apresentação, já que seu currículo deve estar anexado a ele. 

    No 1º parágrafo, mencione onde você encontrou o anúncio, juntamente com a data em que ele foi publicado. Caso tenha sido através da indicação de um funcionário da empresa, mencione isso.

    No 2º e 3º parágrafo destaque trabalhos e responsabilidades relevantes, colocando de forma mais fluida e não exatamente como está no seu CV.

    A intenção aqui é convencer o recrutador de que você atende aos requisitos para a vaga. Assim será mais provável que ele vá analisar o currículo anexado.

    No último parágrafo, agradeça ao destinatário por ler a sua mensagem e mencione sobre o anexo. Seja sempre muito educado, mas sem exagerar na formalidade. Assine com “Atenciosamente” e em seguida, digite seu nome completo.

    Anexe seu currículo

    Como já ressaltamos, esta parte é imprescindível. Por isso, jamais esqueça de fazê-la, pois isso muito provavelmente significará o descarte imediato do seu e-mail.

    É importante também identificar o arquivo claramente com o seu nome e a sigla “CV” ou “Currículo-Seu-Nome-Completo”.

    Se um formato específico não foi mencionado na descrição da vaga anunciada, envie como um documento PDF e um no formato Word.

    Revise seu e-mail

    Uma boa dica é sempre escrever o seu e-mail em um editor de textos primeiro, fazendo a correção ortográfica e gramatical, evitando grandes gafes. 

    Além disso, confira novamente todos os seus dados e salve este modelo para utilizar sempre o mesmo na hora de pleitear uma vaga de emprego.

    Agora você já está pronto para se candidatar aos processos seletivos pelos quais tem interesse e para conquistar o seu emprego dos sonhos. 
    Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados