O que é ser um Professor da Era Digital

O contato direto com jovens e o intenso fluxo de estudantes faz da sala de aula um ambiente pioneiro ao experimentar e vivenciar as mudanças da sociedade. Da tecnologia à moda, é no ambiente de aprendizagem que tudo converge. No entanto, pouco se pensa no profissional que, no meio desse tornado de informações, precisa se adaptar: o professor.

Se a mudança mais substancial dos últimos tempos aconteceu no modo como as pessoas se relacionam com a tecnologia, é de se esperar que isso reflita igualmente na arte de lecionar.

Estudantes, diferente do que eram antigamente no Brasil, não apenas ocupam a sala de aula e ouvem os professores e seus monólogos. Hoje, eles são mais antenados, repletos de informação para compartilhar e com espaço e raciocínio para absorver muito mais.

Portanto, se a mudança no comportamento dos alunos é irreversível, como fica o professor diante desse fluxo de gerações e de pessoas diferentes? Essa é a dúvida que um Professor da Era Digital deve saber responder.

Qual a diferença entre um professor normal e um Professor da Era Digital?

Como foi falado anteriormente, o professor do modelo antigo padrão brasileiro executava monólogos em sala. Aos alunos ficava a missão de ouvir, aprender e anotar. Parece básico em uma avaliação rasa, mas lembre-se você mesmo de como era a sala de aula em sua época de aprendizado: um ambiente de troca de informações.

Sem a atenção focada no ensinamento do professor, os alunos conversavam, riam e se distraíam. A punição para isso era a exclusão de sala.

Claro, o modelo avançou e a mentalidade, como sabemos, mudou. As iniciativas, apesar de não tão drásticas, ainda apelam para os mesmos princípios de antigamente. Hoje em dia, no entanto, não basta apenas a punição. É preciso se adequar, evoluir como os próprios alunos, conforme os anos passam, evoluem.

E quais os desafios do Professor da Era Digital?

Não é necessário só o domínio sobre os conteúdos, mas também ser capaz de provocar nos alunos um tipo de mobilidade de raciocínio, instigando-os a não somente absorver a matéria, mas refletir sobre, participar da discussão, para que tenham vontade de aprender ainda mais.

E criar esse sentido novo exige planejamento antecipado das aulas e também, se necessário, um bom tempo para pensar em produção. Já que a lousa e o que o professor escrevem nelas não são tão atrativas, por que não explorar as ferramentas que são?

Hoje em dia, é a interação com os conteúdos que faz uma aula valer a pena e ser bem aproveitada. Se tais soluções vêm com o uso de dispositivos digitais, tanto como smartphones, tablets ou computadores, é hora de deixar as convenções antigas de lado e usá-los!

Como se preparar para ser um Professor da Era Digital?

Embora pareça lógico — apenas conhecer as novidades e o mundo digital — há muito mais a se aprender para ser um professor da era digital. Afinal de contas, o intuito é ensinar. Dominar as ferramentas adequadas para isso pode fazer total diferença no ritmo, qualidade e aproveitamento das suas aulas.

Um bom preparo começa na procura de um lugar com capacidade para contextualizar e ensinar sobre as novas práticas. Embora um tanto raro de encontrar, os conteúdos de um curso de atualidades não necessariamente precisam ser compiladas em apostilas. Quem quer aprender, pode começar a procurar no Google!

De artigos sobre tema, facilmente localizáveis no Google Acadêmico, até matérias blogs especializados em inovações e novidades, como os brasileiros Hypeness ou B9. Em questão de aprendizado, uma boa é experimentar cursos que instruam na construção de melhores apresentações, com uso de softwares próprios para isso.

Muito além disso, porém, está o domínio de uma ferramenta essencial para o ensino atual. Presente no Guia de Tecnologias do Ministério da Educação, o Visual Class é um programa digital que, com uma interface interativa, oferece recursos multimídia de apoio pedagógico.

Para que professores possam aprender tudo sobre o Visual Class e também sobre as entrelinhas das novidades que podem ser aplicadas no ensino hoje em dia, a Microlins oferece seu Curso Professor da Era Digital. Com foco, além do programa, em informática, oferece um mergulho nas melhores e mais práticas soluções para o professor atualizado.

E então, que tal mudar um pouco de ares e experimentar ser um Professor da Era Digital? Compartilhe com a gente as suas experiências!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados