Guia da entrevista de emprego: como garantir sucesso?

A entrevista de emprego (especialmente a primeira), é um momento de apreensão. Afinal, não é fácil entrar no mercado de trabalho, especialmente se você, jovem, almeja uma boa vaga naquela empresa dos sonhos.

Mesmo que esse não seja seu cenário, há de se lembrar que todo emprego é digno. E todos são desafiadores, desde a entrevista até a execução da função.

Portanto, se você tem uma entrevista de emprego marcada ou está em busca de algumas, existem alguns pontos chave que podem ajudar você a se dar bem nessa hora tão tensa. E, até mesmo, conseguir a vaga.

Que tal conhecê-las?

4 dicas de boas práticas para aplicar na hora da entrevista de emprego

Em todas as empresas, os processos de admissão de funcionários ou estagiários são diferentes. Alguns são mais burocráticos, outros inventivos, e alguns mais liberais. É justamente por isso que consideramos a primeira dica como uma das mais importantes:

1# Conheça a empresa

É grande? Mas grande como, regional, nacional ou internacionalmente? Quais suas maiores diretrizes? E seus projetos, você conhece alguns deles?

São algumas perguntas básicas, como essas, que você deve se fazer antes de realizar a entrevista de emprego.

Geralmente, você consegue encontrar muitas respostas no site institucional da empresa. Se ela tiver um blog ou presença forte nas redes sociais, é bom segui-los, ler os posts e entender qual a linguagem que ela passa.

Assim, ao chegar no ambiente da entrevista de emprego e mesmo na hora de se encontrar com o recrutador, você tem maior domínio de como se portar e sobre quais tópicos falar.

Demonstrar que conhece a empresa, também, pode garantir que você conheça os comportamentos que eles apreciam, a linguagem que estão acostumados e a imagem ideal para se apresentar. São muitos pontos ganhos com apenas algumas horas de pesquisa!

2# Conheça a função para qual você se candidatou

Se parece óbvio demais, realmente, é.

O grande problema é que, às vezes, principalmente quando jovens, tendemos a dar passos maiores que nossas pernas e nos colocar em situações complicadas. Nos comprometer a vagas que estão longe de nosso perfil iniciante.

Por isso, entender sobre a função pela qual você se candidatou, é essencial!

É claro que nem todos, principalmente os jovens, vão dominar a profissão. Afinal, muitos deles estão lá justamente para aprender. O principal aqui é saber, além das diretrizes da empresa, as práticas básicas da função.

Assim, se você se der bem na entrevista de emprego e conquistar a vaga, não vai fazer feio na hora de pôr a mão na massa e terá muito mais condições de aprender na prática, já que terá domínio do básico.

3# Tenha personalidade e seja profissional

De encontro com a primeira e a segunda dica, vem esta: ter personalidade pode te levar longe.

Ser você mesmo, mas assumir sua dose profissional e responsável, é bem visto aos olhos dos recrutadores. Mostre ser simpático, proativo, curioso e dinâmico, mas claro, tudo com seu jeitinho de ser. Seu toque pessoal e autêntico.

A máxima que sempre ouvimos, pode muito bem ser aplicada na entrevista de emprego e no âmbito profissional: “trate os outros como você gostaria de ser tratado”.

4# Qualifique-se!

Por fim, a dica de ouro é: qualifique-se. Desenvolva seus conhecimentos, evolua como profissional antes mesmo de entrar no mercado de trabalho.

Mostrar que você tem conhecimentos sólidos e gabaritados em temas relevantes para sua área profissional podem dar um up no seu currículo. Além disso, a sua entrevista de emprego pode ficar muito mais fácil, com você dominando assuntos variados — e que interessam a empresa!

Por exemplo, se você vai se candidatar para alguma vaga no mercado da comunicação, ter um diploma do Curso de Designer Gráfico da Microlins pode ser um baita diferencial.

O mesmo se aplica em outras áreas, como por exemplo: com o Curso de Animador em 3D Studio da Microlins, você pode ser muito necessário em empresas de projetos ou estúdios de animação.

E então, viu só como dá pra arrasar na entrevista de emprego? O importante é conhecer a empresa, sua função, ser um profissional de bom caráter e, claro, ter cursos de qualidade no seu currículo!

Caso tenha se interessado em conhecer outros cursos da Microlins nas mais diversas áreas, como TI, Gestão, Inglês e Comunicação, é só conferir o portfólio da Microlins!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados