• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Entrevista de emprego: o que falar sobre si mesmo?

    Que atire a primeira pedra quem nunca ficou paralisado só em pensar no que deveria falar em uma entrevista de emprego! Afinal, cada situação é única, cada processo é diferente e os recrutadores têm personalidades distintas, não é mesmo?

    Na hora de falar sobre si mesmo em uma entrevista de emprego, muitas pessoas acabam ficando tímidas, travando ou falando coisas erradas. Isso é muito comum, pois encontrar um equilíbrio entre ser muito modesto ou colocar o ego nas alturas pode ser uma tarefa complicada.

    Embora pareça algo não muito interessante, esse é um momento muito importante no processo seletivo, pois o recrutador poderá sentir o quão confiante você está, se está sendo sincero e verdadeiro.

    E aí? Você saberia o que dizer se pedissem para que você descrevesse a si mesmo?

    Se ainda tem certa dificuldade e não sabe o que falar, não precisa entrar em pânico. Nós separamos algumas dicas simples, mas muito eficientes, para que você saiba o que responder nesse momento e arrase na entrevista de emprego!

    Confira:

    Dicas para falar sobre si mesmo em uma entrevista de emprego

    #1 Esteja sempre confiante

    Essa pode parecer clichê, mas estar confiante é essencial para poder se descrever bem durante a entrevista de emprego. Por isso, seja firme na hora de falar sobre você mesmo.

    O seu entrevistador pode estar mais interessado na sua reação a esse questionamento do que na qualidade da sua resposta. #FicaADica

    #2 Seja objetivo

    Ir direto ao ponto, sem dar muitas voltas dentro de um determinado assunto, é sempre algo positivo em uma entrevista de emprego. Os entrevistadores adoram pessoas que são capazes de sintetizar suas respostas em pequenas frases ou palavras.

    Quando o recrutador lhe pedir para falar sobre si mesmo, tente salientar algumas palavras-chave que mais combinam com você. Isso demonstrará que você tem capacidade de ser criativo e objetivo ao mesmo tempo.

    #3 Foque no que você tem de melhor

    Essa é sem dúvidas a nossa dica mais importante: você precisa saber o que você tem de melhor! Em uma entrevista, você precisará explorar esses aspectos para se destacar e sair na frente dos concorrentes.

    Por isso, pense bem!

    Se você é uma pessoa criativa, por exemplo, diga que você tem uma perspectiva única e gosta de se diferenciar, já que isso é uma vantagem em áreas competitivas. Se for alguém que se adapta com facilidade, que se encaixa em qualquer ambiente, reforce isso!

    Mostre-se entusiasmado e feliz por estar ali.

    #4 O bom humor é sempre bem-vindo

    Falando em felicidade, pessoas com bom humor deixam qualquer situação mais leve e divertida. O bom humor ajuda a aliviar aquela tensão da entrevista de emprego e pode ajudar você a se sair bem!

    Tente sempre sorrir ao falar e seja espontâneo! Mas sem exageros, tá bem? Fazer piadas a todo momento pode prejudicar o seu desempenho. Tudo na dose certa! 😉

    Se você curtiu o texto, não deixe de dar mais uma passadinha no nosso blog para conferir mais materiais como este. Tem muito material bacana e que vai lhe ajudar a se sair suuuper bem na sua próxima entrevista de emprego.

    Boa sorte e até mais!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados