Desvendando o smartphone: como os idosos podem aproveitá-lo?

Integrar-se com a tecnologia de hoje em dia, que evolui a passos acelerados, pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas, principalmente os idosos. Com tudo, da possibilidade de controlar câmeras de segurança à realizar pagamentos bancários, a poucos toques, fica fácil entender a necessidade de se dar bem com o smartphone.

Para os idosos, o smartphone geralmente é uma ferramenta estranha. Pequena, touchscreen, mesmo assim capaz de tantas coisas. A adaptação a essa (e outras) tecnologias pode ser demorada se feita sem os meios corretos.

Acontece que há alguns aplicativos específicos para ajudar o idoso nessa tarefa, tanto os que ajudam a entender o smartphone como os que agregam utilidades específicas para essa idade.

A Microlins preparou uma lista básica para isso, vem conferir!

4 aplicativos de smartphone que podem ajudar (e muito) o entendimento e interação dos idosos com o aparelho

Big Launcher – Visibilidade e Acessibilidade

Esse aplicativo, compatível com tablets e smartphones, é ideal para idosos que tenham dificuldade com as letras e ícones pequenos. Esse aplicativo, quando instalado, os torna maiores e muito mais simples para identificação.

Ele também configura uma tela de início especial, onde os idosos podem encontrar a um toque a lista de contatos, telefone, câmera, galeria de imagens, ferramenta de mensagens. Oferece também a possibilidade de fixar ali, na tela de início, três contatos de emergência.

Aplicativo com versão em português, disponível em versões gratuita e paga para Android.

Caixa de Remédios – Organização e Saúde

Ideal tanto para os idosos que querem estabelecer de uma forma mais prática seu cronograma de remédios, como para filhos ou netos que administram a função para eles. Este aplicativo possibilita ao usuário controlar a prescrição do remédio, ajustando os horários. Além do calendário, ele emite lembretes sonoros, oferece informações sobre o remédio, contraindicações e muito mais.

Aplicativo em português, gratuito para Android e iOS.

Pocket Yoga – Esporte e Saúde

Está precisando fazer um pequeno exercício, movimentar o corpo, sair da zona de conforto? Para isso, o ioga é perfeito; aumenta a disposição, melhora o humor, exercita o corpo e mente. Por sua praticidade e conveniência, é ideal para idosos.

Com esse aplicativo, você consegue realizar treinamentos de todos os tipos, pois ele sugere ao usuário movimentos e suas durações. A dificuldade é ajustada antes do treino e você os realiza em casa, no seu tempo. Apesar de não substituir um profissional, funciona muito bem para quebrar o gelo de um dia chato.

Aplicativo em inglês, gratuito para Android e iOS.

Red Panic Button – Emergências

Para idosos que costumam ficar ou saírem sozinhos, esse aplicativo pode fazer a diferença. Caso aconteça alguma situação de emergência, como um acidente ou problema de saúde, possibilita que o idoso peça ajuda apenas com um clique.

Sua interface tem apenas um grande botão vermelho. Quando pressionado, ele envia uma mensagem (por qualquer meio preferido, SMS, e-mail, Twitter, etc) para quantos contatos você quiser e definir. Essa mensagem, além da sinalização de emergência, manda um link com o mapa para sua localização.

Aplicativo em inglês, disponível para Android e iOS.

Além desses aplicativos, é importante também que os idosos dominem não apenas o smartphone, mas a tecnologia como um todo. De celulares a computadores. A lógica de funcionamento, apesar de parecer semelhante, é bem diferente. Estar à frente disso é uma vantagem para agilizar os processos e garantir menos estresse.

Para isso, a Microlins tem a solução ideal: o curso Melhor Idade Conectada. Nele, os idosos podem mergulhar no mundo tecnológico e aprender muito mais sobre suas funcionalidades. O computador, como ferramenta, faz muito mais que parece. Ideal para os dias de hoje, tanto para novatos como para idosos.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que possam ajudar na melhor inserção dos idosos no mundo da tecnologia e dos smartphones. Caso você se interesse pelos nossos cursos, pode encontrar muito mais no portfólio da Microlins. Vem conferir!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados