Cursos para aumentar a qualidade do currículo

curriculo

Durante períodos de crise econômica, não tem jeito: as empresas diminuem as vagas para novas contratações e reduzem o quadro de funcionários o máximo possível para continuar mantendo os serviços. Diante disso, a questão da qualificação profissional volta a ser martelada por recrutadores: desejando tomar decisões mais assertivas para preencher as vagas da empresa, eles estão mais exigentes na busca dos candidatos. Sendo assim, tem preferência o candidato que está melhor preparado, ou seja, que investiu em cursos e qualificação para encarar o disputado mercado de trabalho. Se você quer ter esse diferencial no currículo, acompanhe as nossas dicas.

Cursos profissionalizantes no currículo

Uma boa opção para quem quer se qualificar e ter destaque em uma seleção é investir nos cursos profissionalizantes. Esse tipo de curso oferece muitas vantagens para seus alunos, que podem se matricular estando ou não empregados, como forma de capacitação. Vejamos outras vantagens dos cursos profissionalizantes:

Formam habilidades específicas

Em um cenário econômico desfavorável, as vagas que são anunciadas são de extrema necessidade e por isso tendem a ser bastante específicas, com habilidades determinadas requeridas. Nesse sentido, os cursos profissionalizantes atendem perfeitamente a essas exigências, já que desenvolvem as habilidades do aluno para executar atividades bem-definidas, tal como exigido nas vagas, e são focados no dia a dia das empresas, ou seja, em questões práticas.

Possuem menor duração

Além da vantagem de serem cursos menos generalistas e formarem profissionais mais específicos para ocuparem as vagas que são lançadas no mercado, os cursos profissionalizantes também apresentam vantagem no quesito de duração. Ao contrário dos cursos de graduação, eles têm carga horária e duração menores, o que garante ao estudante uma inserção mais rápida no mercado de trabalho.

Além disso, os estudantes podem se matricular nos cursos profissionalizantes antes mesmo de concluir o Ensino Médio, aproveitando o turno inverso ao das aulas.

Podem ser prévia de um curso Universitário

Como os cursos profissionalizantes são de curta duração, eles podem representar uma oportunidade para conhecer uma área de trabalho antes mesmo de o aluno ingressar em uma formação acadêmica. Por exemplo, se o aluno tem familiaridade com a parte gráfica e com softwares, pode escolher fazer um curso profissionalizante de design gráfico para sentir o mercado antes de começar a cursar uma universidade na mesma área.

Os cursos que são tendência

Dentre os cursos profissionalizantes, alguns são apontados como tendência. É o caso dos cursos de tecnologia, já que o setor vem crescendo exponencialmente e exige, cada vez mais, profissionais de diversos perfis e qualificados para atuarem no mercado de trabalho. Dentre eles estão os de informática, animação 3D, programação de computadores e de games, esse último bastante procurado por jovens que desejam trabalhar com aquilo que têm afinidade e em uma área que lhes serve de entretenimento.

Além dos cursos profissionalizantes ligados à tecnologia, os de desenvolvimento de liderança também estão em alta, como o caso dos de gestão empresarial e de pessoas.

— Leia também: Um vislumbre da era digital: você está preparado?

E você, ficou empolgado com as oportunidades que os cursos profissionalizantes oferecem? Conheça os nossos cursos e comece a caminhada para o seu sucesso profissional.

banner-planejamento-carreira

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados