Como uma boa etiqueta profissional vai te levar mais longe

Você já ouviu falar em etiqueta profissional? Ela nada mais é do que um conjunto de boas maneiras que são determinantes para indicar como você se comporta dentro da empresa em que trabalha.

Não ficou claro? A gente explica melhor.

Em toda instituição existem diversas regras a serem seguidas, fundamentais para que o relacionamento dentro da mesma seja harmonioso e tranquilo. Afinal, é na empresa que passamos boa parte do nosso dia e a convivência saudável acaba se tornando fundamental.

Além disso, ser uma pessoa com boa etiqueta profissional abre diversas portas dentro da empresa, para uma promoção, por exemplo, e também fora dela, para encontrar novas oportunidades.

Mas aí você se pergunta: como faço para ter uma etiqueta profissional de respeito?

Existem algumas dicas simples que você pode seguir para se adequar e conquistar uma boa etiqueta profissional. Para lhe ajudar, nós separamos as mais importantes e listamos para que você consiga alcançá-la com sucesso. Confira:

Cuidado com as redes sociais

Tudo, isso mesmo, T-U-D-O que você posta nas redes sociais pode ser usado contra você. Por isso, é muito importante que você tome cuidado quando for postar qualquer coisa.

Não publique sobre assuntos polêmicos, fotos que lhe comprometam e jamais fale mal do local onde você trabalha. Evitar esse tipo de atitude, além de lhe ajudar a ter uma etiqueta profissional melhor, evitará que você seja demitido por justa causa. Fica a dica!

Seja pontual

Horários são feitos para serem cumpridos. Se sua empresa é rígida em relação a pontualidade, faça um esforço e chegue no horário estipulado.

Procure entregar trabalhos e relatórios sempre dentro do prazo. Caso ocorra algum imprevisto, e você não consiga fazê-los, tente avisar com antecedência e já proponha uma nova data. Isso mostrará que você se importa e agregará a sua etiqueta profissional.

Mantenha uma boa imagem pessoal

O modo como você se veste e como você aparenta, falam muito sobre você. Por isso, para manter uma boa etiqueta profissional, é preciso também cuidar da imagem pessoal.

Utilize roupas que se adéquem a proposta do ambiente em que você trabalha. Mantenha-as sempre limpinhas e alinhadas. A higiene pessoal também é fundamental. Tenha os cabelos sempre lavados e penteados, unhas limpas e bom cheiro.

Capriche na postura

Mantenha sempre a postura: ombros para trás e cabeça erguida. Sem exageros, lógico. É preciso manter-se amigável, fazendo sempre contato visual e evitando cruzar os braços quando estiver conversando com alguém.

A sua postura influencia as pessoas que estão ao seu redor e pode ditar uma maior ou menor confiabilidade na informação que está a ser transmitida.

Seja gentil, comunicativo e solicito

Uma das maiores virtudes para uma boa etiqueta profissional é relacionar-se de forma impecável com seus companheiros de trabalho.

Por isso, não poupe esforços para se tornar uma pessoa mais comunicativa, compreensível e disposta a ajudar. Isso agregará muito para a sua carreira e para a imagem que as outras pessoas terão de você.

Agora que você já sabe como a etiqueta profissional é importante para a sua carreira, não deixe de colocar as nossas dicas em prática, ok?

Para saber mais sobre como se comportar no ambiente de trabalho, confira os demais posts do nosso blog 🙂 Até logo!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados