• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Como saber se tenho perfil para ser empreendedor?

     

    Você sonha em se tornar um empreendedor, mas não sabe se tem o perfil adequado? Então pode ficar por aqui que o texto de hoje foi feito para você.

    Empreender é hoje o sonho de muito brasileiros. Segundo uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros entre 18 e 64 anos são sócios em alguma empresa ou estão envolvidos na criação de um negócio próprio.

    Porém, empreender não é algo tão simples assim, pois demanda muito esforço, persistência e abdicação de certas regalias e da estabilidade da vida de empregado.

    Mesmo assim, muitas pessoas não se veem fazendo outra coisa na vida. O verdadeiro empreendedor não sabe viver e ser feliz de outra maneira e é isso que gera energia e auto motivação para seguir em frente e manter a certeza inabalável de que chegará lá!

    A boa notícia é que nem todo mundo nasce com o perfil de empreendedor, mas consegue trabalhá-lo ao longo da jornada. Ainda assim, vale a pena ficar atento a alguns pontos que podem indicar se você terá aptidão para se jogar no mundo dos negócios.

    Como saber se tenho perfil para ser empreendedor?

    #1 Você tem perfil de líder?

    Uma boa liderança fará toda a diferença caso o seu intuito seja abrir um novo negócio. Uma equipe motivada depende de líderes engajados, entusiasmados, incentivadores e com pulso firme.

    Muitas pessoas possuem um talento nato para liderar e se saem muito bem neste papel. Mas não se sinta acanhado caso você não se sinta muito confortável liderando. Se você sonha em se tornar um grande empreendedor, poderá trabalhar a sua liderança ao longo do caminho.

    A sua dedicação fará toda a diferença!

    #2 Está sempre disposto a arriscar?

    O risco faz parte de qualquer novo empreendimento. Por isso, se você for muito receoso e não estiver disposto a arriscar às vezes, sugerimos que repense o seu intuito de empreender.

    Vale lembrar que assumir riscos é muito diferente de ser imprudente. Um bom empreendedor encontra nos riscos oportunidades para crescer, mas sabe dosar o que realmente pode valer a pena ou não.

    #3 Tem habilidades com planejamento e gerenciamento?

    Para ser um empreendedor você precisa saber planejar e gerenciar o seu negócio.

    O empreendedor precisa ser, em primeiro lugar, um excelente estrategista. E toda boa estratégia consiste em um excelente planejamento, certo? Logo, é recomendável estudar técnicas e metodologias de projetos e administração, para conseguir executar essa parte do trabalho.

    #4 Tem muita vontade de aprender?

    Se engana quem pensa que abrir um novo negócio fará com que você nunca mais precise correr atrás de conhecimento. Muito pelo contrário! Empreender é aprender a cada dia, com os erros e acertos.

    Por isso, é muito importante que você tenha sede do novo, e nunca, jamais, pare de fazer cursos, estudar idiomas e realizar treinamentos. Estudar fará com que você saia na frente dos demais. Pense nisso. 🙂

    Agora que você já sabe se você se encaixa no perfil de empreendedor, comece a tirar seus sonhos do papel e corra atrás dos seus objetivos! Lembre-se sempre que com muita dedicação e estudo, é possível sim chegar lá!

    Se você curtiu o material desse post, não deixe de conferir mais textos como esse no nosso blog. Até mais!

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados