Como preparar seu filho para um intercâmbio

O intercâmbio é uma das experiências mais incríveis que um jovem pode ter atualmente. O escambo cultural, a inserção em outro tipo de sociedade, o olhar renovado sobre tudo: pessoas, idiomas, rotina. No entanto, deixar seu filho mergulhar nesse mar de mudanças parece muito complicado à primeira vista. De fato, realmente é.

Mas é claro que há jeitos de contornar esse medo e de aprender a aproveitar tudo que outro país pode proporcionar. Que tal conhecer um pouco mais dos passos de preparação essenciais para seu filho fazer um intercâmbio perfeito e inesquecível?

Preparando-se para um intercâmbio

#Conhecer o destino

Essa nem precisamos falar, não é?

Na verdade, é bom que reforçamos o recado: que seu filho conheça o país para onde vai. Tanto em um nível macro: o país e suas fronteiras, seu aspecto político e econômico atual.

E também em um nível micro: a cidade onde seu filho pretende (ou vai) residir, o colégio em que vai estudar ou o local em que vai trabalhar, os pontos turísticos próximos, as notícias regionais (acesse os jornais do município!).

Atitudes como essa tranquilizam a mente e podem deixá-lo mais preparado para qualquer adversidade no caminho. Portanto, muita atenção e estudo!

#Fazer as contas

Existem vários tipos de intercâmbio.

Defina com seu filho qual deles será tomado e seja exato nas contas. Quanto custará a passagem? E a estadia? Ou ela é gratuita, por ser método au pair? É intercâmbio escolar, então qual o custo dos materiais? E da passagem do transporte público? Trens e metrôs são mais comuns em países desenvolvidos que no Brasil, então atenção a esses pontos específicos.

Tendo uma média de gastos (ou ganhos, se seu filho for remunerado por algum serviço) na mão, todo o planejamento toma forma de maneira mais eficiente e vocês podem definir com maior exatidão quais itens e produtos comprar.

Nas contas, é importante levar em conta a legislação do país destino. Alguns, mesmo para quem vai à intercâmbio, exigem que a pessoa tenha uma certa quantia de dinheiro disponível.

#Saber o idioma (curso de inglês é diferencial!)

Países com inglês como idioma são, geralmente, destinos preferidos de quem faz intercâmbio. Tanto qualidade de vida, como oportunidades de crescimento fazem desses lugares destinos ideais.

Por isso, fazer um curso de inglês básico, intermediário ou avançado faz total diferença no currículo e na experiência! Com um mínimo de inglês na ponta da língua, já é possível fazer uma viagem tranquila e começar a adaptação sem muitos entraves.

Para países que não falam inglês, a dica ainda é válida! O inglês é “moeda de troca” mundial e, pelo menos em grandes ou importantes cidades do mundo, é de se esperar que sempre haja gente qualificada para conversar com seu filho.

Falando em curso de inglês, vamos esticar a dica mais um pouquinho só para apresentar uma alternativa perfeita para quem necessita de “more english”:

A Microlins oferece alguns módulos de Cursos de Inglês, desde o básico para iniciantes de qualquer idade, intermediário, até o avançado com conversação e treinamento da fluência, também para qualquer idade. É a oportunidade perfeita para dar o passo inicial do intercâmbio do seu filho, não acha?

#Organizar os contatos

Saber de antemão com quem seu filho pode contar em caso de problemas pode ser um alívio enorme.

Rotina diferentes, pessoas desconhecidas, idioma esquisito. Tudo isso pode ser um impeditivo para quem busca um intercâmbio seguro — principalmente para os filhos.

Portanto, anotar e ter em mãos as pessoas, instituições privadas ou públicas (como hospitais ou o Consulado Brasileiros) que possam prestar assistência é uma ótima pedida!

#O estresse está nos detalhes

E lembre-se: países diferentes, padrões diferentes.

O costume nos faz esquecer das pequenas coisas, como padrões de tomadas ou como é o sistema métrico do país destino. Para quem quer fazer um intercâmbio, saber de informações como essa — e, principalmente, entendê-las — pode evitar grandes estresses.

Então, abra o olho do seu filho e, junto dele, pesquise e estude muito! Certo?

Se você ficou interessado em mais opções de cursos valorizados pelo mercado nacional e internacional que podem ajudar seu filho em qualquer lugar do mundo, é só visite nosso portfólio de cursos! Na Microlins, o aprendizado é para o mundo inteiro!

Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados