• Fale com a gente por WhatsApp!                

    Como os mapas mentais podem ajudar na hora dos estudos

    Conheça a técnica que te ajudará a ter um melhor desempenho ao estudar

    Você muito provavelmente já ouviu falar em mapas mentais, nos benefícios que a técnica pode trazer em relação à memorização e, principalmente, quando se trata de bom desenvolvimento nos estudos. 

    Sua utilização para obter melhores resultados no aprendizado tem ficado cada vez mais popular ao redor do mundo nos últimos anos. Mas o método data de algumas décadas atrás.

    Ele foi difundido pelo psicólogo inglês Tony Buzan na década de 1970, e o termo ‘mapa mental’ foi introduzido pela primeira vez durante um programa de televisão da BBC, em 1974.

    A ideia é produzir um tipo de diagrama como uma forma de explicar conceitos complicados de uma forma simples e intuitiva. Proporcionando organização mental e memorização de pensamentos lógicos e ideias. 

    Hoje, existem diversos modelos de mapas mentais, mas o principal e ainda mais utilizado, é o em forma de árvore radial, que fora explicado por Buzan ainda no show televisivo de 1974, na BBC. 

    A técnica em questão consiste em expandir palavras-chave relacionadas ao tema central, indo para as laterais de uma folha de papel, por exemplo. E, assim, ir aprofundando cada uma delas.

    Hoje, com a tecnologia disponível que temos, você não precisa necessariamente fazer seus mapas mentais em papel. Existem uma série de sites e aplicativos na internet que podem te ajudar a conseguir resultados tão bons quanto, ou melhores. 

    Vantagens de utilizar mapas mentais para estudar

    Muitas vezes nos deparamos com uma quantidade avassaladora de informações ao estudar. O que pode, definitivamente, dificultar a organização e, principalmente, a absorção correta dos conteúdos. 

    É comum que pelo enorme amontoado de temas a serem estudados, pareça quase impossível retê-los na mente e de fato memorizá-los, não é mesmo?

    E aí é justamente o momento em que os mapas mentais podem ser de extrema utilidade. Pois eles servem exatamente para organizar os conteúdos e colocá-los em uma sequência lógica, de forma que o cérebro consiga memorizá-los corretamente. 

    O modelo de mapa mental em forma de árvore radial proposto por Tony Buzan aumenta o poder de fixação mental através de uma técnica que trabalha cores, imagens e palavras em destaque. 

    Fazendo com que ele seja extremamente útil para os estudos em situações como a preparação para uma prova, um teste específico e desenvolvimento de textos e teses. Bem como organizar cronogramas, fazer brainstormings e absorver o conteúdo de reuniões. 

    Por isso, se você deseja ter uma melhor organização mental e um melhor desenvolvimento nos estudos, não exite em testar os mapas mentais. Eles têm, de fato, o poder de te ajudar. 

    A Microlins tem diversos cursos em diferentes áreas. E, certamente, aqui você encontrará o que busca. Faça o melhor para você. Escolha a Microlins e tenha um futuro brilhante!

    Siga nosso Instagram.

    Copyright © Microlins Guarulhos.  Todos os direitos reservados